Assinar
Óbidos

Guerra Peninsular evocada nos 215 anos do combate de 15 de agosto de 1808

Uma visita guiada e uma palestra lembram o primeiro embate entre tropas inglesas e francesas, no início das três invasões napoleónicas.

O combate de Óbidos de 1808, acontecimento histórico que marco início da Guerra Peninsular, é evocado num programa promovido pelo município a 15 de agosto, dia do embate, há 215 anos.

Foi em Óbidos o primeiro confronto em solo português entre o exército inglês e o exército imperial francês, oficializando um dos maiores conflitos ocorridos em Portugal, em três vagas de invasões francesas, que provocaram pesadas perdas humanas e patrimoniais.

Para lembrar esse momento, Óbidos promove uma visita ao Núcleo Museológico da Guerra Peninsular, localizado nas Gaeiras, e uma palestra sobre a temática, incidindo nos relatos e documentação existente sobre o evento.
 
A iniciativa conta com a presença de vários historiadores e entusiastas do período napoleónico, visando divulgar a história e o património.

A visita guiada ao Núcleo Museológico da Guerra Peninsular acontece a partir das 16 horas, enquanto, pelas 17 horas, na Rua da Estação, nº 8, junto à estação ferroviária, tem lugar a palestra evocativa sobre o combate de Óbidos de 1808, “No encalce do soldado Harris”. A entrada é livre.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados