Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Caldas da Rainha

Investimento de 976 mil euros em passagem superior nas Caldas da Rainha

A empreitada, adjudicada à empresa Nov Pro Construções S.A., prevê a demolição da atual passagem superior e a sua substituição por uma nova passagem pedonal.

FOTO: CM Caldas da Rainha

A Câmara das Caldas da Rainha vai investir mais de 976 mil euros na construção de uma nova passagem superior sobre o caminho-de-ferro, que ficará concluída até março de 2024.

A nova passagem pedonal fará a ligação entre a Avenida 1.º de Maio, o cais de passageiros entre linhas e a Rua 15 de Agosto, de acordo com a informação disponibilizada hoje pela Câmara das Caldas da Rainha (independente) à agência Lusa.

A empreitada, adjudicada à empresa Nov Pro Construções S.A., prevê a demolição da atual passagem superior e a sua substituição por uma nova passagem pedonal “que garanta as condições de acessibilidade, conforto e segurança dos utilizadores”.

A passagem superior, que confrontará diretamente com o edifício da estação (do lado da Avenida 1.º de Maio) e com uma escola (do lado da Rua 15 de agosto), terá “uma configuração linear, com escada e caixas de elevadores nos topos e no acesso ao cais de passageiros”, pode ler-se na descrição divulgada pela autarquia do distrito de Leiria.

O projeto prevê um passadiço em estrutura metálica treliçada, apoiado em três caixas de elevador em betão armado.

A estrutura do passadiço “será branca”, com um pavimento metálico com chapa xadrez e “guarda corpo em vidro até 1,80m, por forma a salvaguardar a proteção à catenária, conforme normas da IP ferrovia”, refere a descrição.

As caixas de elevador em betão armado aparente “apoiam o passadiço e possibilitam a utilização de cabines com vista panorâmica”, ficando as escadas localizadas entre os edifícios.

A obra, orçada em 976.182,72 euros, inclui ainda a reabilitação do pavimento na Rua 15 de Agosto, no troço frontal à escola do Bairro da Ponte.

A empreitada foi consignada na última sexta-feira, com um prazo de execução de 240 dias, devendo a passagem superior ficar concluída até ao dia 31 de março do próximo ano.

De acordo com a Câmara, todos os trabalhos suscetíveis de interferir com a circulação ferroviária serão feitos em período noturno, entre as 23 horas e as 5 horas.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.