Assinar
Pombal

Melhorar a eficiência energética em Pombal custa 1,250 milhões de euros

Estão em curso três projetos para a realização de obras nos Paços do Concelho, no edifício dos serviços técnicos e na piscina municipal coberta.

utarquia espera “significativas reduções de consumo energético”. A piscina municipal será uma das intervencionadas

O município de Pombal está a investir 1,250 milhões de euros em obras de eficiência energética nos Paços do Concelho, edifício dos serviços técnicos e na piscina municipal coberta, “com o objetivo de apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono em todos os sectores”.

No caso da requalificação da piscina – encerrada devido aos trabalhos -, a intervenção “contempla medidas de racionalização de energia, que permitirão incrementar os níveis de sustentabilidade ambiental, económicos e social”, explica a autarquia, adiantando que o investimento é de 417 mil euros, incluindo financiamento europeu, à semelhança do que sucede com as outras duas obras.

A instalação de um sistema solar térmico, de complemento ao funcionamento da caldeira, constituído por 40 coletores, e de um sistema solar fotovoltaico com uma potência de 30kWp para produção de energia elétrica em regime de baixa tensão, são duas das intervenções previstas para a cobertura da piscina.

Quanto ao projeto elaborado para os Paços do Concelho, “visa implementar uma solução para reduzir os gastos dos principais consumidores de energia da instalação” e contempla, por exemplo, “a substituição de envidraçados simples e anulação das aberturas na claraboia dos claustros por soluções mais eficientes com caixilharia com corte térmico e vidro duplo”.

A aplicação de isolamento pelo interior na cobertura das zonas do edifício climatizadas por soluções mais eficientes e a alteração do sistema de produção térmica também estão previstas na obra.
Por fim, no edifício dos serviços técnicos do município, a intenção também é “melhorar a eficiência energética, reduzindo o consumo anual de energia e a emissão de CO2, nomeadamente na Central Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC), na iluminação e nas condições de utilização e conforto”.

Estes três projetos “têm o objetivo de apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono em todos os sectores”, explica a câmara de Pombal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.