Assinar
Marinha Grande

Partido Os Verdes dinamiza caminhada na Praia da Vieira para alertar para a poluição do rio Lis

Iniciativa acontece no domingo, dia 27.

Alertar, ouvir e intervir sobre a poluição na bacia hidrográfica do rio Lis e a falta de rearborização da Mata Nacional de Leiria ardida em 2017 é o objetivo da “caminhada verde” que o partido ecologista Os Verdes dinamiza no próximo domingo, dia 27, na Praia da Vieira, na Marinha Grande.

“As descargas de efluentes suinícolas na bacia do rio Lis, ocorrem há largos anos, de forma regular, constituindo-se em crimes ambientais que matam o ecossistema fluvial e ribeirinho e roubam às populações locais o direito, constitucionalmente garantido, a um ambiente sadio”, frisa o partido em comunicado, lamentando que durante os últimos quatro anos “muito pouco” tenha sido feito “para terminar com a poluição”.

A iniciativa pretende abordar também a falta de intervenção na Mata Nacional de Leiria, na qual “seriam expectáveis ações céleres de reflorestação, valorização e defesa do Pinhal de Leiria”, contudo, decorridos seis anos, “a larga maioria da área ardida (8.800 hectares) não foi (re)arborizada, proliferando as espécies exóticas invasoras que encontraram nas clareiras espaço para a sua expansão”.

A caminhada, que está integrada no roteiro ecologista nacional realizado pelo partido, tem início às 9 horas no parque de merendas junto à foz do rio Lis, e termina com um piquenique pelas 12 horas. Os interessados em participar devem inscrever-se aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados