Assinar
Peniche

Peniche promove concurso de renda de bilros para todas as idades

Trabalhos devem ser entregues entre 29 de agosto e 15 de setembro.

Carolina Santos

Dos mais novos aos mais velhos, todos podem mostrar a sua melhor peça de renda de bilros de Peniche e ganhar um prémio que pode chegar aos 400 euros. Estamos a falar da 29.ª edição do Concurso de Renda de Bilros de Peniche, que desde 1990 destaca as melhores rendas do concelho, em diferentes escalões.

Este ano, os candidatos podem participar no escalão A, até aos 16 anos; no escalão B, dos 17 aos 55 anos; e no escalão C, a partir dos 56 anos. Os trabalhos, no máximo dois, devem ser entregues entre 29 de agosto e 15 de setembro no Museu de Rendas de Bilros de Peniche, e devem, entre outras características, ser manufaturados pelo próprio com fio de algodão, linho, seda, ou outros fios naturais ou sintéticos.

Em todos os trabalhos “devem ser usadas técnicas de confeção de renda de bilros de Peniche, tais como pontos, remates e acabamento”, com a execução de, no mínimo, “três pontos distintos” desta renda, lê-se nas normas do concurso. Mais informações aqui.

Os vencedores serão anunciados na cerimónia de entrega de prémios, a 14 de outubro. No mesmo dia, será inaugurada uma exposição com todos os trabalhos admitidos a concurso, que irá estar patente até 17 de dezembro de 2023, no Museu da Renda de Bilros de Peniche.

O concurso tem como objetivo “incentivar o interesse pela arte e pela cultura, bem como promover as rendas de bilros, consideradas como uma manifestação fundamental do nosso património local”, frisa a autarquia em comunicado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.