Assinar


Sociedade

Termómetros marcam 40º graus (ou mais) no distrito de Leiria na próxima semana

Vários concelhos do distrito estão esta sexta-feira, 4 de agosto, em perigo muito elevado de incêndio.

foto de raios solares intensos

Na próxima semana, as temperaturas máximas vão chegar, ou até mesmo ultrapassar, os 40 graus em oito concelhos do distrito de Leiria, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na segunda-feira, 7 de agosto, Ansião e Pombal são os concelhos que registam as temperaturas mais elevadas, 42 graus, seguidas de Alvaiázere, Batalha, Leiria, Porto de Mós, com 41 graus.

Já em Alcobaça e Pedrógão Grande os termómetros deverão marcar os 40 graus.

Na terça-feira, dia 8, Ansião e Pombal voltam a registar 42 graus de temperatura máxima. Em Alvaiázere e Batalha ficarão nos 41 graus e em Alcobaça, Leiria, Pedrógão Grande e Porto de Mós nos 40 graus.

No restante território do distrito de Leiria o calor vai fazer-se sentir, mas com menor intensidade.

O IPMA colocou o distrito de Leiria sob aviso amarelo, a partir das 12 horas de amanhã, sábado, devido às previsões de tempo quente.

O aviso meteorológico deverá manter-se até às 6 horas de 7 de agosto, tendo em conta a “persistência de valores elevados da temperatura máxima”.

Até domingo, o índice de raios ultravioleta situa-se nos nove.

Perigo muito elevado de incêndio

Leiria está entre os 13 distritos de Portugal continental com concelhos que se encontram hoje, sexta-feira, em perigo muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA inclui 90 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Portalegre, Porto, Vila Real e Bragança.

Além disso, estão em perigo máximo de incêndio 70 concelhos do interior Norte e Centro e dos distritos de Beja e Faro.

O risco de incêndio tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Em perigo elevado estão mais de 50 concelhos dos distritos de Braga, Porto, Aveiro, Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora, Portalegre, Beja e Faro.

Nos próximos dias, o número de concelhos em perigo máximo vai aumentar, de acordo com a previsão do instituto, que espera uma subida das temperaturas a partir de hoje.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados