Assinar
Marinha Grande

Conferência discute se os animais têm impacto na saúde mental dos humanos

“Famílias Multiespécies: O Impacto dos animais na Saúde Mental das Pessoas e vice-versa”, será um dos temas debatidos

Será que os animais têm um papel relevante na saúde mental dos humanos? Esta é uma pergunta para a qual se vai procurar resposta, dia 10 de outubro, na Marinha Grande.

Naquela data assinala-se o Dia Mundial da Saúde Mental e o Teatro Stephens, na cidade vidreira, abre portas para discutir uma vertente singular nesta área: “a reflexão sobre a preocupação na saúde mental das pessoas, a importância dos animais de estimação no seio das famílias e uma reflexão sobre uma experiência com animais na promoção da saúde mental das crianças vítimas de maus-tratos”, aponta nota do município.

Moderada por José Carlos Gomes, a conferência arranca pelas 14 horas. “Famílias Multiespécies: O Impacto dos animais na Saúde Mental das Pessoas e vice-versa”, será o primeiro tema abordado nessa tarde, por Maria Batista, da Universidade de Évora.

“A Saúde Mental e a Convivência com Animais”, a cargo de Mauro Paulino, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, “Uma Experiência: Animais e Promoção da Saúde Mental das Crianças Vítimas de Maus-Tratos, por Pedro Paiva, provedor do Animal da Câmara Municipal de Lisboa e “Uma só Saúde e Um só Bem-Estar – Animais e Pessoas”, a cargo de Laurentina Pedroso, provedora do Animal Nacional, são outros dos temas previstos.

A iniciativa compreende ainda momentos de debate com o público e um momento de dinâmica de grupo, dinamizado por elementos do Conselho de Enfermeiros Especialistas em Saúde Mental e Psiquiátrica do ACES Pinhal Litoral.

A participação na conferência é gratuita mas sujeita a inscrição prévia, junto do município da Marinha Grande (pelo telefone 244573315, através deste link ou do email: saude@cm-mgrande.pt .

Em paralelo, o foyer do Teatro Stephens, vai ter patente uma exposição de fotografia intitulada “O Impacto dos Animais de Companhia na Saúde Mental das Pessoas”. De entrada gratuita, a mostra pode ser conferida de 4 a 10 de outubro.

Trata-se de uma iniciativa do município, em colaboração da APAMG – Associação Protetora dos Amimais da Marinha Grande, no âmbito da comemoração do Dia Mundial dos Animais (4 de outubro) e do Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro).

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas, sendo as últimas entradas às 12h30 e 17h30.

A exposição terá, depois, a sua itinerância pela Junta de Freguesia da Marinha Grande, Junta de Freguesia da Vieira de Leiria, Junta de Freguesia da Moita e Centro de Saúde da Marinha Grande.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados