Assinar
Mercado

Estaleiros Navais de Peniche celebram 30 anos e constroem novo modelo de embarcação para Angola

Novo modelo destina-se à pesca de cerco da sardinha e do carapau.

Os Estaleiros Navais de Peniche (ENP) acabam de construir e entregar ao mercado angolano um novo modelo de embarcação de pesca de cerco.

Com um comprimento total de quase 24 metros e capacidade para uma tripulação de 18 elementos, destina-se à captura de peixes pelágicos, como sardinha e carapau, ao largo da costa angolana.

Os ENP, que em agosto celebraram 30 anos, destacam vários aspetos inovadores no design do cercador batizado de Álvaro Eugénio. Desde logo o casco, produzido em materiais compósitos de fibra de vidro de modo a garantir “elevados padrões de robustez e durabilidade” e a reduzir as necessidades de manutenção, explica uma nota de imprensa. Mas também as áreas destinadas à tripulação e às operações de carga e descarga do pescado foram concebidas para “otimizar as condições de navegação e pesca”, referem os ENP.

Na tentativa de adaptar o projeto à realidade da pesca em Angola, a equipa de engenharia naval de Peniche aumentou a capacidade de carga e de armazenamento para um total de 75 toneladas. Foi igualmente revista a disposição da ponte de comando, equipada com uma consola moderna e uma “zona de operações e controlo otimizada em termos de ergonomia, espaço e interligação entre equipamentos”.

O modelo de quase 24 metros é movido por um sistema de propulsão convencional com uma hélice de pás fixas, atingindo uma velocidade máxima de cerca de 12 nós (22km/h). Está ainda equipado com guincho de cerco, alador triplex, bobina de retenção dupla, espalhador de redes e grua.

Os ENP salientam que “esta construção respeita todos os requisitos de qualidade, certificada pela norma ISSO 9001: 2015”.

30 anos de atividade

Fundados a 18 de agosto de 1993, os ENP são uma das seis empresas a operar na indústria da construção naval a nível nacional.

Em nota de imprensa, assumem-se como “um pilar da inovação, qualidade e compromisso com os seus clientes”. Ao longo das três décadas, destacam a capacidade de construção de embarcações de diversos tipos, “utilizando uma vasta gama de materiais, desde compósitos até aço e alumínio”.

Localizados nas instalações do porto de Peniche, ostentam um portefólio diversificado composto por 58 embarcações de pesca, 24 embarcações de passageiros, sete embarcações de trabalho, nove embarcações de pilotos, seis embarcações militares, uma doca flutuante, dois pontões e até mesmo uma carroçaria de autocarro.

Entre os principais clientes estão empresas como a Galp, o Ministério das Pescas de Angola, a Polícia Fiscal de Angola, o Ministério dos Transportes de Moçambique, a Empresa Portuária de Skikda na Argélia, COSEC, ESCOM, SONANGOL, SECIL Marítima, os Portos da Madeira e Açores e a Atlantic Ferries.

Os ENP afirmam estar a celebrar os 30 anos de atividade “com orgulho na sua história de conquistas” e a olhar para o futuro “com determinação e confiança”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.