Assinar
Sociedade

Governo está hoje e amanhã no distrito de Leiria em mais de 50 iniciativas

Reunião do Conselho de Ministros acontece na quinta-feira de manhã, no Museu de Leiria.

Foto de arquivo: Vários elementos do governo estiveram na região em janeiro passado, no arranque do “Roteiro PRR”. Foto: Joaquim Dâmaso

Entre hoje, quarta-feira, e amanhã, dia 21, vários representantes do Governo vão percorrer o distrito de Leiria, de uma ponta a outra, em mais de 50 ações, no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”.

Para amanhã, quinta-feira, está marcada a reunião descentralizada do Conselho de Ministros, que deverá acontecer no Museu de Leiria, durante a manhã, com os representantes dos 18 ministérios.

Também para quinta-feira está prevista a visita da ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa e do ministro da Educação João Costa às obras de requalificação do Centro Escolar de Marrazes, pelas 15h45. Posteriormente serão apresentados os projetos de requalificação das escolas EB 2,3 D. Dinis e EB 2,3 e Secundária Afonso Lopes Vieira.

Mas as visitas dos ministros começam já hoje, quarta-feira, em todo o território.

O ministro da Educação João Costa faz um périplo por vários estabelecimentos de ensino do distrito. A Escola Tecnológica e Artística de Pombal (ETAP), ao final da manhã, e o Agrupamento de Escolas da Batalha, durante a tarde, são dois dos locais onde deverá marcar presença.

Mas o programa dos membros do Governo, ao longo dos dois dias, é bastante diversificado e inclui a assinatura e apresentação do Protocolo de cooperação Mata Nacional do Urso e a criação de uma brigada de sapadores florestais; o acordo para a implementação do Sistema de Mobilidade Sustentável na Região de Leiria, com a ligação Leiria/Marinha Grande; visitas ao Hospital de Santo André e ao Politécnico de Leiria; a inauguração de uma creche em Souto da Carpalhosa; e a celebração do contrato de cooperação interadministrativo para obras de construção das instalações do Comando Territorial da GNR de Leiria.

A economia não é uma pasta esquecida neste programa e os vários sectores de atividade são motivo de análise, ao longo do dia de quarta-feira, no encontro “Agendas Mobilizadoras e Verdes para a Inovação Empresarial”, que decorre no Teatro José Lúcio da Silva e conta com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, na sessão de abertura, e do primeiro-ministro António Costa, na sessão de encerramento, antes de se deslocar ao concelho da Nazaré, onde estará na cerimónia de apresentação do projeto do Funicular da Nazaré.

Além de Leiria, Évora, Setúbal, Braga, Faro e Castelo Branco foram outros dos distritos que já receberam a iniciativa “Governo Mais Próximo”.

(em atualização)


Secção de comentários

  • Valerio Puccini disse:

    Que espetáculo. Ontem de manhã Leiria parecia a cidade que poderia ser mas não é. 9h40, ruas limpas, livres de estacionamentos selvagens. Polícia em equipamento anti-motim guardando o próximo evento.
    Rodoviária: não há carros em fila dupla para acompanhar pessoas que evidentemente não vão embora hoje. Heróis de Angola: não há carros em filas duplas para carregar ou descarregar pessoas que hoje evidentemente preferiram ir a pé. Em frente ao Edifício 2000 não há carros estacionados, ao contrário de todos os outros dias, onde apesar da proibição, materializa-se uma fila interminável de carros.
    Policiais: muitos. Quase em todas as esquinas do centro da cidade. Quem sabe onde estão alistados, dada a carência crónica reportada pela Câmara Municipal e pela PSP. Até um policial com traje anti-estacionamento ilegal que multou o único carro indisciplinado, que talvez sem saber do acontecimento iminente teve a infeliz ideia de fazer como todo mundo sempre faz, ou seja, estacionar onde não deveria.
    Fantástica, uma cidade que por alguns momentos consegue parecer a cidade que deveria ser mas que ninguém se importa em ajudar a ser. Poderíamos dizer: Obrigado Senhor Primeiro-Ministro, venha visitar-nos mais vezes, a sua presença e a ordem que a acompanhou mostraram-nos que respeitar as regras não é assim tão difícil e que, no máximo, pode ajudar um olhar paternal a garantir o seu respeito. Porque na realidade não deveria ser necessário contar com uma visita do Governo para ver um trânsito mais ordenado na cidade, alguns polícias na rua para verificar o cumprimento das regras e, se necessário, impor algumas medidas saudáveis ​​e educativas sanções. Talvez, se realmente tivermos uma clara escassez de policiais, evitando vigiar cada buraquinho cavado na cidade. Mas é assim mesmo, se você gostou, vamos aproveitar esses dois dias e fingir que amanhã vai começar um novo curso.
    Sempre com o máximo respeito e amor pela cidade. Valério Puccini

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados