Assinar


Mercado

Grupo Matcerâmica vendido ao fundo Atena

Os fundadores da Matcerâmica, Isabel Monteiro e José Luís Monteiro, mostram-se satisfeitos por “este novo capítulo no desenvolvimento do grupo” que fundaram.

A Atena Equity Partners, através do fundo Atena II, e Marcelo Sousa, CEO do Grupo Matcerâmica, na Batalha, concluíram a aquisição de 100% do capital daquele grupo, incluindo a sua marca Nosse, à família fundadora, anunciaram hoje.

Localizada no concelho da Batalha, no distrito de Leiria, a Matcerâmica é “um dos principais grupos nacionais produtores de cerâmica de mesa em grés e faiança (“tableware”), exportando cerca de 97% da sua capacidade de produção, com especial relevância para os mercados europeus e norte-americano”, refere uma nota de imprensa.

Fundada há mais de duas décadas, em 2022, a empresa registou vendas de 25,2 milhões de euros.

Desde o início da sua fundação que o Grupo apostou “na investigação e desenvolvimento, com um ‘design’ dinâmico e uma preocupação constante com a sustentabilidade das suas operações e dos seus produtos”.

Segundo a nota de imprensa, o Grupo conta com mais de 500 postos de trabalho e uma unidade de produção com mais de 30 mil metros quadrados, que “produz mensalmente mais de um milhão de peças, primando por princípios de sustentabilidade e eficiência energética”.

Em 2021, a Matcerâmica expandiu a sua central de produção de energia fotovoltaica. Nessa data, Marcelo Sousa disse à Lusa que as “empresas renováveis podem ser o futuro”.

“Penso que somos das poucas, ou eventualmente única empresa, com capacidade de produção de eletricidade ‘in-house’ para 100% das necessidades em período solar”, revelou.

Citado no comunicado de hoje, o CEO da Matcerâmica adiantou que, “ao longo de duas décadas, o Grupo impôs-se num mercado muito concorrencial, assente na satisfação dos clientes, no design e na apresentação de produtos que vão ao encontro aos padrões e tendências mais exigentes”.

“Com a nova estrutura acionista, a empresa terá melhores condições para acelerar o seu desenvolvimento, procurar posicionamentos inovadores, consolidar a sua posição de liderança e apostar no desenvolvimento do seu portefólio de produtos”, acrescentou Marcelo Sousa.

Os fundadores da Matcerâmica, Isabel Monteiro e José Luís Monteiro, mostram-se satisfeitos por “este novo capítulo no desenvolvimento do grupo” que fundaram.

“Estamos muito satisfeitos pelo facto de os novos acionistas partilharem os valores que presidiram, desde o início à criação da Matcerâmica, assentes numa contínua qualificação e valorização dos seus recursos humanos, na aposta no melhor produto e qualidade de serviço junto dos nossos clientes”, afirmaram ainda os fundadores, citados no comunicado.

Victor Guégués, founding partner da Atena Equity Partners, considerou que a empresa “apresenta uma história superação e de diferenciação notável, competindo a nível internacional nos mercados mais exigentes, com foco permanente na sustentabilidade, inovação e no ‘design’”.

“Tem uma equipa extraordinária e apresenta um forte potencial de otimização e crescimento que a Atena enquanto novo acionista quer exponenciar, nomeadamente através da consolidação internacional da sua marca Nosse”, sublinhou Victor Guégués, citado na nota.

Segundo o comunicado, a Atena Equity Partners é “uma sociedade de capital de risco”.

“Os beneficiários últimos dos fundos geridos pela Atena são, para além da sua própria equipa de gestão com uma participação significativa, exclusivamente instituições internacionais europeias e norte-americanas, onde se incluem fundações, universidades, seguradoras e fundos de pensões”, lê-se no documento.

A agência Lusa tentou contactar Marcelo Sousa, mas sem sucesso.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.