Assinar
Sociedade

Nomes de opositores à ditadura vão ser reunidos em livro

Movimento cívico quer dar a conhecer os cidadãos da região que estiveram envolvidos na luta contra o regime derrubado no 25 de Abril de 1974.

Foto: José Fabião

Identificar e divulgar os nomes de todos os cidadãos do distrito de Leiria que contribuíram para o triunfo da democracia, participando ou apoiando a luta contra o regime derrubado no 25 de Abril de 1974, é o objetivo de um movimento cívico que está a ser constituído à margem dos partidos e das instituições.

O grupo reúne personalidades de diversas sensibilidades que testemunharam ou viveram o período de censura que antecedeu a revolução de Abril.

Esta iniciativa é dinamizada pelo antigo governador civil do distrito, José Miguel Medeiros, que foi também deputado eleito pelo círculo de Leiria em várias legislaturas e governante. Para além de um conjunto de colaborações já asseguradas em diversos concelhos, o trabalho em curso conta com o contributo de Acácio Sousa, João Cunha e Jorge Sobral, entre outros. 

A disponibilização dos resultados deste trabalho de investigação será materializada em livro e em versão digital, prevendo-se que aconteça durante o período das comemorações dos 50 anos da revolução.

O jornal REGIÃO DE LEIRIA, que durante todo o período em causa – 1945/1974 – acompanhou e, na medida das limitações impostas pela censura, fez a cobertura noticiosa de várias dessas participações, vai associar-se a este projeto cívico.

O lançamento formal da iniciativa está previsto para 5 de outubro próximo, com um apelo à participação de todos os cidadãos e entidades que pretendam colaborar, designadamente através da disponibilização de documentos e imagens que permitam confirmar factos e ilustrar iniciativas e ações relevantes. 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados