Assinar
Cultura

Pintura da Roménia, filarmónicas, coro, música da Disney e visitas às gárgulas no Mosteiro da Batalha

Há diversas propostas culturais agendadas para o fim de semana de 9 e 10 de setembro em vários espaços do monumento, com entrada livre.

Sábado e domingo é possível conhecer melhor a história das gárgulas do Mosteiro da Batalha

É um fim de semana bem recheado o que se aproxima no Mosteiro da Batalha. Há inauguração de uma nova exposição, música para vários gostos e também duas visitas às famosas gárgulas do monumento.

Um dos destaques é a pintura da romena Florentina Voichi, que mostra a sua obra na galeria de exposições do Mosteiro, instalada na antiga cozinha. “Where are you?” chega à Batalha com apoio do Instituto Cultural Romeno em Lisboa e abre às 16 horas, com acesso livre.

Também neste sábado, acontece o primeiro momento do programa Polifonias, iniciativa do Inatel que leva música a vários espaços do monumento. A partir das 15 horas atuam o Coral da Filarmónica Artística e Musical Cortesense, ensembles de guitarras e de piano e sopros da Filarmónica da Guia e a própria Banda Filarmónica da Guia, em espaços como as Capelas Imperfeitas, o Claustro Real ou a Igreja do Mosteiro. A entrada é livre.

Neste fim de semana há também quatro visitas agendadas às gárgulas do Mosteiro. A investigadora orienta as visitas agendadas para sábado e domingo, dias 9 e 10 de setembro, às 10 e 15 horas. A participação é gratuita (para maiores de 12 anos), mas carece de inscrição até às 13 horas de quinta-feira, dia 7, pelo e-mail se@batalha.dgpc.pt. A organização alerta que a visita não é indicada a quem tem dificuldades de locomoção ou sofre de claustrofobia.

Entretanto, o concerto inspirado no universo Disney, pelas filarmónicas da Guia, Cortes, Arrabal e Maceira, previsto para o próximo sábado, às 21h30, no largo externo do Mosteiro da Batalha, foi adiado para dia 22 de setembro. A hora e o local mantêm-se.

Uma outra proposta que iria ter lugar nas Capelas Imperfeitas também sofreu uma alteração de local devido à previsão de chuva. O concerto “Há fado no jazz”, que resulta do encontro da fadista Cristina Maria com a Big Band da Nazaré, terá lugar na sexta-feira, dia 8 de setembro, às 21h30, mas no Auditório Paroquial da Batalha.

Notícia atualizada a 7 de setembro de 2023, às 9h50, com a nova data do concerto inspirado no universo da Disney. Foi adiado de 9 para 22 de setembro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados