Assinar
Música

TWB Ensemble edita melodias medievais da ibéria

O grupo de que faz parte Ricardo Alves Pereira, de Leiria, acaba de lançar mais um disco inspirado no legado de Afonso X, avô de D. Dinis.

The Wandering Bard Ensemble lançam agora o sexto disco, disponível online FOTO: CordaSonora

O avô de D. Dinis foi simultaneamente um rei importante na história da Península Ibérica no século XIII, um notável apoiante das artes e, ele próprio, poeta e trovador. E há um músico leiriense, Ricardo Alves Pereira, que continua a trabalhar o incrível legado de Afonso X, através do grupo The Wandering Bard (TWB) Ensemble, que acaba de lançar um novo disco dedicado à música medieval ibérica. “Leyriath, The Tale of Capricornus: Cantigas de Santa Maria (Alfonso X)” explora novos arranjos das Cantigas de Santa Maria, cuja autoria é atribuída precisamente ao rei Afonso X, o Sábio.

Este sexto disco de TWB Ensemble é apresentado por Ricardo Alves Pereira – que toca oud e assume a narração – como “uma encantadora tapeçaria sonora que transporta os ouvintes para o coração da era medieval e para o reino místico de Leyriath”.

Fruto da investigação de Ricardo e Esin Yardimli Alves Pereira, o álbum recupera melodias que “foram meticulosamente transcritas de manuscritos originais, incluindo o afamado Códice de los Músicos”, procurando, uma vez mais, “ressuscitar este inestimável património galaico-português que ressoa a cada nota”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.