Assinar


Leiria

Depressão Celine está a chegar e com ela vem chuva persistente

A chuva persistente e por vezes forte, será o sinal mais evidente da desta superfície frontal fria que motiva alerta meteorológico amarelo para a região

A depressão Celine, começa esta tarde a afetar o continente português. Na região de Leiria, deve ser mais sentida durante a madrugada de domingo. A chuva persistente e por vezes forte, será o sinal mais evidente da desta superfície frontal fria que motivou o alerta meteorológico amarelo para a região.

“Prevê-se precipitação persistente, por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada, em especial no Minho e Douro Litoral”, adianta o comunicado do IPMA. Os efeitos da depressão Celine serão mais sentidos no norte do país, mas também afetarão a região.

Em termo de precipitação, o IPMA emitiu aviso laranja para os distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo, que se prolonga até às 3 horas deste domingo, devido a chuva persistente, e por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada.

Foram ainda emitidos avisos amarelos para precipitação para os distritos de Aveiro, Coimbra, Viseu, Vila Real, das 15 horas deste sábado até ao meio-dia de domingo. Para Bragança, o aviso amarelo tem efeito das 18 horas deste sábado às 3 horas de domingo.

Em Leiria, bem como em Castelo Branco, Lisboa, Setúbal e Santarém, o aviso meteorológico amarelo vigora das três horas de domingo às zero horas de segunda-feira. Para Beja, Évora, Faro e Portalegre, o aviso prolonga-se das 15 horas de domingo às 6 horas de segunda-feira.

Para o distrito de Leiria e outros do continente, chegaram a ser emitidos avisos laranja por causa da agitação marítima que poderia traduzir-se em ondas com uma altura máxima de 10 metros. Por cá o aviso laranja vigorou até às 12 horas deste sábado.

Atualmente, e até às 6 horas de domingo, está em vigor um aviso amarelo para agitação marítima, devido a ondas de noroeste com quatro a cinco metros.

Em Leiria, este domingo, para além da precipitação, a previsão aponta para uma temperatura máxima de 19 graus e uma mínima de 13. O vento deverá soprar moderado de sudoeste.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A Proteção Civil alertou para possibilidade de inundações e cheias devido ao previsto agravamento da situação meteorológica no fim de semana, com especial incidência no Norte e Centro do continente.

Na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, Oeiras, o comandante nacional, André Fernandes, revelou que foi elevado, até ao final de domingo, o estado de prontidão dos meios para o nível laranja em 16 sub-regiões da entidade, com especial incidência no Norte, no Centro e em Lisboa e Vale do Tejo do continente.

Segundo André Fernandes, a Agência Portuguesa do Ambiente informou que as bacias hidrográficas com maior potencial de cheias são as dos rios Lima (em particular em Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima), Cávado, Douro (com particular incidência nas sub-bacias do Tâmega e do Tua), Vouga e Mondego.

A prontidão do sistema em nível laranja prevê o aumento em 25% do nível de efetivos em todo o país. O Centro de Coordenação Operacional da ANEPC estará reunido no sábado e no domingo para acompanhar as ocorrências e, se houver necessidade, prolongará o estado de alerta para além de domingo.

Quase uma centena de ocorrências mas sem vítimas

Entretanto, a Proteção Civil registou, desde as zero horas de hoje até às 14h30, um total de 98 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental, sobretudo nas regiões Norte e Centro, sem registo de vítimas, nem danos materiais avultados.

Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse à agência Lusa que das ocorrências registadas se destacam limpezas das vias, com 36 situações, quedas de árvores, com 29, e pequenas inundações, com 15. As regiões mais afetadas foram o Norte, com 59 ocorrências, e o Centro, com 22, indicou a mesma fonte.

O total de 98 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental mobilizaram 306 operacionais e 119 meios terrestres, de acordo com a Proteção Civil. Questionada sobre o impacto destas ocorrências, fonte da ANEPC assegurou que “não há registo de danos pessoais, nem materiais avultados”, acrescentando que também não há qualquer via principal interditada ao trânsito.

A mesma fonte reiterou o alerta para um agravamento do estado do tempo durante a tarde e a noite de hoje nas regiões Norte e Centro e um agravamento no domingo na zona Sul de Portugal continental.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados