Assinar


Cultura

Folio com nove concertos a celebrar a portugalidade em Óbidos

O programa musical arranca com o fado de Marco Rodrigues, esta quinta-feira.

O fadista Marco Rodrigues atua na quinta-feira, dia 12 Foto: Facebook Marco Rodrigues

Do fado à música tradicional, nove espetáculos integram o programa da Folia a dar voz à portugalidade na edição deste ano do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorre na vila entre quinta-feira e dia 22.

Com curadoria da Fundação Inatel, o programa da Folia reflete, segundo o presidente deste organismo, Francisco Madelino, “uma ligação clara à portugalidade, à língua mátria, ao passado que foi, mas ainda é, que veste uma nova roupagem e cria novas tradições”.

O programa arranca com o fado de Marco Rodrigues (quinta-feira) e ao fado volta, no dia 19, pelas mãos do pianista Júlio Resende que apresenta, “Amália, Fado & Further”, uma reinterpretação de algumas das obras mais icónicas da fadista.

Pelo meio, subirá ao palco da Folia Amélia Muge (sexta-feira), com o espetáculo “Amélias”, em que a cantora revisita as raízes da música tradicional aliando-as a linguagens mais contemporâneas.

Segue-se Anaquim, que levam ao palco Inatel temas com influências de cantautores como Sérgio Godinho e José Afonso, da canção francesa, do jazz manouche, da música ‘country’ e do ‘bluegrass’.

Daniel Pereira Cristo em formato trio (no dia 15) e Ana Lua Caiano (18) são outras das propostas do programa que inclui ainda Lavoisier (dia 20) ou Bandua (21).

No último dia do Folio, a folia despede-se com Siricaia, ao som de percussões portuguesas e guitarras elétricas travestidas de cavaquinho.

À Folia junta-se, durante os dias do Folio, a Boémia, outro dos capítulos do festival, mais voltado para a música e as artes, responsável nesta edição pelos concertos de Banda Vaélica, Duarte Dias, Rubin Kazin, Pianovox, Banda de Música da União Filarmónica de A-da-Gorda, Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa e dos fadistas Ana Rita Arez, Gonçalves de Sousa, Maria Gandaio e Ramiro Santos.

A programação inclui ainda o espetáculo de spoken word com Maze e Terra e os concertos “Chão Vermelho” (de Joana Guerra), Nelson Rodrigues Songbook, A Cauda de Tesoura, A Cantadeira ou Surma, entre outros momentos que acontecerão em diversos locais da vila.

O festival literário cumpre, entre os dias 12 e 22, a sua oitava edição, sob o tema “Risco”, levando à vila do distrito de Leiria 603 autores e criadores, em cerca de 108 conversas e tertúlias, 40 apresentações e lançamentos de livros, 40 espetáculos e concertos, 21 exposições, 18 sessões de leitura e poesia e 14 mesas de autores.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados