Assinar


Pedrógão Grande

Misericórdia de Pedrógão Grande amplia lar num investimento de 2,1 milhões de euros

O lar tem atualmente capacidade para 70 utentes e “está lotado”.

A Misericórdia de Pedrógão Grande, no norte do distrito de Leiria, vai ampliar e remodelar o lar, num investimento de cerca de 2,1 milhões de euros, cujo concurso foi hoje publicado em Diário da República.

De acordo com o concurso, denominado remodelação, alteração e ampliação de uma estrutura residencial para pessoas idosas, centro de dia e serviço de apoio domiciliário, o prazo de execução é de 365 dias.

À agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande, António David, afirmou que se trata do alargamento das instalações do lar, que vai permitir aumentar o número de camas, assim como “a beneficiação da estrutura, que é antiga”.

“Tem muitos constrangimentos causados pelos anos de uso”, precisou o provedor, referindo que a construção do lar remonta à década de 1980.

Ainda segundo António David, o investimento contempla, entre outros, trabalhos no âmbito da eficiência energética.

“Neste momento, a capacidade do lar é para 70 utentes e está lotado”, observou, adiantando que o alargamento vai permitir a oferta de mais 10 camas.

O investimento tem financiamento do PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (3.ª Geração), na ordem de 1,3 milhões de euros, sendo que a Misericórdia vai ter de negociar com a banca um empréstimo de 900 mil euros para assegurar a verba restante para concretizar a obra.

O provedor explicou que o objetivo da Santa Casa é começar os trabalhos no início de 2024.

“É uma obra há muito desejada. A candidatura iniciou-se em 2018, quando o financiamento era de 90%, mas teve constrangimentos”, declarou, acreditando que, assim que a obra estiver concluída, vai permitir dar “muito melhor qualidade de vida aos utentes”.

António David salientou que o concelho tem “uma população envelhecida” e lembrou que para esta valência a Santa Casa tem sempre “muita lista de espera”, atualmente “acima de 20 [pessoas] certamente”.

“Os utentes têm de ter boas condições. As atuais não são más, mas temos de melhorar”, acrescentou.

Além do serviço de apoio domiciliário, a Misericórdia tem dois centros de dia (em Pedrógão Grande e na freguesia da Graça, com um total de 22 utentes), creche e jardim de infância (cerca de 45 crianças) e uma unidade de cuidados continuados (com 32 camas, atualmente todas ocupadas).

Cerca de 140 funcionários trabalham nesta Santa Casa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.