Assinar


Sociedade

Câmara de Pombal vai ampliar duas áreas empresariais

O presidente da Câmara adiantou que o objetivo é “atrair investimento e criar mão de obra qualificada”.

placa de zona industrial

A Câmara de Pombal vai ampliar o Parque Industrial Manuel da Mota e a Zona Industrial da Guia, para a captação de mais investimento e a criação de mão de obra, disse o presidente do município.

“Entendemos que é pela parte do desenvolvimento económico que nós vamos criar valor e criar emprego qualificado, para fixar as novas gerações no nosso concelho”, afirmou à agência Lusa Pedro Pimpão, realçando a “localização estratégica” e o dinamismo dos empresários do concelho.

Segundo Pedro Pimpão, no caso do Parque Industrial Manuel da Mota, a maior área empresarial do concelho e localizada próxima da cidade de Pombal, o objetivo é aumentar “em 30 hectares”, criando um polo novo.

“Neste momento, estamos na fase de aquisição de terrenos”, explicou, referindo que, neste âmbito, o custo da compra de terrenos “supera um milhão de euros”.

O presidente da Câmara esclareceu que este processo da negociação e aquisição de terrenos deverá estar concluído no primeiro semestre de 2024, exemplificando que na próxima reunião do executivo municipal, na quinta-feira, vai ser submetida a aprovação da compra de mais dois prédios rústicos.

“Queremos, em 2024, ter já os terrenos adquiridos e avançar com o projeto de ampliação”, assegurou o autarca, acrescentando pretender avançar com a intervenção para criar o polo II deste parque industrial ainda no atual mandato, que termina em 2025.

No caso da ampliação Zona Industrial da Guia, o projeto está na fase final de execução, pelo que o propósito da Câmara é que o orçamento para 2024 inclua esta obra.

“Nessa ampliação, de acordo com o projeto que temos em mãos, vamos aumentar em 21 novos lotes para a fixação de indústrias”, com cerca de 4.000 metros quadrados cada um, adiantou o autarca, assinalando que se trata de um investimento “na casa dos dois milhões de euros”.

O presidente da Câmara de Pombal, no distrito de Leiria, adiantou que o objetivo é “atrair investimento e criar mão de obra qualificada”.

“Neste momento, Pombal continua a ser um concelho muito atrativo, apelativo para os investidores, queremos que continue a ser assim”, afirmou, lembrando que o Parque Industrial Manuel da Mota está cheio, pelo que há “necessidade de ter novos espaços para novas empresas”.

De acordo com o Guia do Investidor da Câmara de Pombal, o Parque Industrial Manuel da Mata estende-se por uma área de 827.010 metros quadrados, tem 51 lotes e alberga mais de 50 empresas que empregam mais de 1.700 trabalhadores. A expansão deste espaço prevê mais 14 lotes.

No caso da Zona Industrial da Guia, tem atualmente 23 lotes distribuídos por uma área de 143.698 metros quadrados, onde trabalham cerca de 270 pessoas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.