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Marinha Grande

Empresa de Transportes Urbanos da Marinha Grande pretende instalar sistema “on time”

Novo sistema irá permitir ao utente saber a que distância estão as viaturas.

A TUMG – Transportes Urbanos da Marinha Grande pretende instalar um sistema on time, que permitirá ao utente conhecer os horários precisos dos autocarros e a que distância estão, disse o administrador da empresa.

O administrador executivo da TUMG, Pedro Jerónimo, apresentou alguns dos planos de investimento da empresa para 2024, entre os quais a implementação de um sistema on time, que permitirá ao utente saber a que distância estão das viaturas.

“Esta medida só será possível através de uma candidatura de apoio ao financiamento”, sublinhou o responsável, na reunião de executivo, na segunda-feira.

Apostar na tecnologia, informação e comunicação na página de internet da TUMG, reforçar a capacidade do transporte de crianças e melhorar o conforto e informação aos passageiros, construindo dez novos abrigos, são também metas a que a empresa se propõe.

Pedro Jerónimo revelou ainda que faz parte dos planos de investimento a desmaterialização do sistema de pagamento, evitando a deslocação dos utentes às instalações da empresa para aquisição de passes e bilhética, melhorar as condições da companhia e adotar sistemas de mobilidade sustentável, com a aquisição de uma “viatura com nula ou muito baixa emissão de CO2”.

O documento de Gestão Previsional da empresa foi aprovado naquela reunião, na qual Pedro Jerónimo anunciou um orçamento de 1,4 milhões de euros para 2024, ligeiramente superior ao valor deste ano (1,1 ME).

O administrador disse que se prevê também uma subida dos gastos para 1,3 milhões de euros (1,1 ME em 2023).

“A estimativa é que tenhamos um saldo positivo de 27 mil euros”, afirmou.

Segundo Pedro Jerónimo, no primeiro semestre de 2023, a TUMG aumentou os seus proveitos em 16,2%, resultado do crescimento do número de passageiros, mas também registou uma subida de 16,4% nos custos, “por via, sobretudo, da atualização salarial dos trabalhadores” e do “índice de trabalhos suplementares, acima do previsto”.

Para o próximo ano está prevista uma “maior internalização, com a integração de uma viatura de transportes escolares e a contratação de um motorista”.

Pedro Jerónimo adiantou que a empresa pretende, assim, diminuir os custos com a subcontratação de serviços.

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