Assinar
Cultura

Leiria comemora o 25º aniversário da descoberta da Criança do Lapedo e do Abrigo do Lagar velho

Entre as ações previstas cotam-se conferências, mesas-redondas, exposições, residências artísticas, publicações e percursos pedestres

As comemorações do quarto de século da descoberta da Criança do Lapedo e do Abrigo do Lagar Velho, no concelho de Leiria, começam esta terça-feira, dia 28, com a oferta do livro “A Criança do Lapedo” a cada criança do 4º ano da Escola Básica de Santa Eufémia e a conferência “Os trabalhos arqueológicos no Abrigo do Lagar Velho”.

O programa comemorativo “visa a valorização de um dos mais importantes achados arqueológicos em Portugal” e “diferentes públicos, numa estratégia que se pretende abrangente e inclusiva”, resultando de uma parceria entre o Município de Leiria e o Ministério da Cultura, que decorre até finais de 2024.

Entre as ações previstas cotam-se conferências, conversas, mesas-redondas, exposições, residências artísticas, publicações, em vários formatos, percursos pedestres e atividades performativas e educativas, de distintas naturezas.

Foi definido um programa específico direcionado para a comunidade escolar leiriense, que se estenderá ao longo do ano letivo em curso. “Incluirá um concurso de ilustração de um conto infantis, sessões de arqueologia pré-histórica, nomeadamente de produção de utensílios em pedra, técnicas de fogo e arte pré-históricos e palestras, em contexto escolar, sobre o papel da arqueologia, com especial incidência no Abrigo do Lagar Velho e Criança do Lapedo”, explica em comunicado a câmara municipal.

Na terça-feira, data em que se celebram os 25 anos da descoberta do Abrigo do Lagar Velho e da Criança do Lapedo, as atividades começam na Escola Básica de Santa Eufémia, localidade onde se situa o Vale do Lapedo, num “gesto de especial simbolismo”, sendo replicadas nas outras escolas do 1ºciclo do concelho.

Durante a manhã, será oferecido um exemplar do livro “A Criança do Lapedo”, uma coedição entre o Município de Leiria e a editora leiriense Barca do Inferno, a cada criança do 4º ano da Escola Básica de Santa Eufémia.

Nesse mesmo dia, pelas 21h00, na Junta de Freguesia de Santa Eufémia, decorre a conferência “Os trabalhos arqueológicos no Abrigo do Lagar Velho”, com a participação da equipa de investigação do Abrigo do Lagar Velho, representada por Ana Cristina Araújo e Ana Maria Costa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados