Assinar
Cultura

Museu de Leiria faz anos e promove visita em Língua Gestual Portuguesa

Dar a conhecer os conteúdos do museu a pessoas surdas é o objetivo da iniciativa, que integra a programação de assinala 106 anos do projeto e oito anos da instalação nas atuais instalações.

Elsa Silva e Mário Coelho orientam a visita mais inclusiva ao museu

O Museu de Leiria faz anos e festeja entre 11 e 16 de novembro com oficinas, concertos, performance, atividade para famílias, lançamento de livro, marionetas e uma visita especial: domingo de manhã, 12 de novembro, há visita guiada com tradução em Língua Gestual Portuguesa (LGP).

O objetivo é “criar condições para uma maior acessibilidade, física e intelectual, a equipamentos e projetos culturais”, incluindo “comunidades minoritárias que estejam sub-representadas no espaço público”. Um técnico do Museu e a intérprete em LGP, Elsa Silva, vão conduzir a visita, que incluirá as exposições de longa duração e a temporária.

A visita é aberta a todos, mas várias associações de surdos e escolas de Leiria que têm alunos surdos foram convidadas a comparecer.

O Museu de Leiria terá mais visitas em LGP, em datas a anunciar, e prepara traduções para LGP de vídeos para o Museu e para o Centro de Diálogo Intercultural de Leiria e do livro “A Criança do Lapedo”.

Programa

11 de novembro
Workshop de construção de azulejos com Inês Bruto da Costa (14h30)

12 de novembro
Visita guiada com Língua Gestual Portuguesa (11h) e concerto Knot 3 (18h30)

13 de novembro
Performance para famílias “O rebelde do Lapedo” (10h30)

15 de novembro
Leitura dramatizada “Trocado por miúdos” (10h30), apresentação do livro “O passar do tempo”, escrito por Luís Mourão e ilustrado por Rui Pedro Lourenço (14h30), e concerto comentado com a Camerata do Orfeão de Leiria (19h)

16 de novembro
Teatro de marionetas “A casa da árvore”, por Ângela Ribeiro (10h30 e 14h30)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.