Assinar
Cultura

Museu de Leiria recebe conferência sobre a Mina da Guimarota

A iniciativa acontece a propósito do Dia Nacional da Cultura Científica e do Dia Mundial da Ciência.

Está marcada para este sábado, 25 de novembro, entre as 15h30 e as 17h30, a conferência “Um olhar sobre a Mina da Guimarota: as suas gentes, o seu interesse patrimonial e novos dados sobre a investigação paleontológica”, no Museu de Leiria.

Quem trabalhou e conheceu a mina estará no centro da discussão, mas serão também apresentados pequenos fragmentos de carvão, recentemente estudados e que envolveram novas técnicas de investigação.

“[A mina] é um importante sítio paleontológico e especialmente famoso pelas descobertas de fósseis vertebrados do Jurássico Superior”, explica a organização, em comunicado.

Foi ainda importante “quer para as pessoas que trabalharam no seu interior, ou à superfície, escolhendo os fragmentos de carvão, quer para os que viviam na sua proximidade, em especial as crianças que, curiosas, iam acompanhando os investigadores estrangeiros que ali passavam temporadas”.

A iniciativa, que acontece a propósito do Dia Nacional da Cultura Científica e do Dia Mundial da Ciência, que se assinalam a 24 de novembro, destina-se a todos os especialistas, estudantes e público em geral.

A entrada é gratuita, mediante inscrição através do endereço de e-mail museudeleiria@cm-leiria.pt ou do contacto 244 839 677.

No âmbito destas celebrações decorrem ainda outras duas iniciativas: um roteiro matemático pelo centro histórico da cidade e a conferência “Um passeio pela história da astronomia em Portugal”, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, amanhã, pelas 14h30 e 16h30, respetivamente.

A conferência de sábado é organizada pelo Município de Leiria, em conjunto com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Politécnico de Leiria, e o Centro de Investigação em Paleoecologia da Sociedade de História Natural de Torres Vedras.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados