Assinar
Leiria

Chuva forte e trovada esta quinta-feira. Sol regressa domingo

Aviso meteorológico amarelo para esta tarde alerta para precipitação e trovoada

Chuva torna-se mais intensa na tarde desta quinta-feira

Chuva intensa é esperada na tarde desta quinta-feira, mas o fim-de-semana prolongado ainda terá oportunidade de nos oferecer algum sol e temperaturas mais amenas. Comecemos pela véspera de feriado. Esta quinta-feira, a precipitação que tem marcado os últimos dias, tende a intensificar-se.

Hoje, a chuva será mesmo forte e persistente no litoral, apontam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Esta situação, que justifica um aviso meteorológico amarelo para o distrito nesta quinta-feira, entre as 12 e as 18 horas por causa da precipitação por vezes forte e persistente, e com trovoadas ocasionais.

Nas primeiras horas de sexta-feira, dia 8, o alerta meteorológico amarelo será consequência da agitação marítima, caracterizada por ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Embora menos intensa, a precipitação deverá marcar presença na região na sexta-feira, feriado, e também no sábado, registando-se máximas a rondar os 17 ou 18 graus.

No domingo, a probabilidade de ocorrência de chuva diminui, podendo esperar-se períodos em que o sol espreita e as temperaturas sobem, com as máximas a atingirem os 20 graus em Leiria.

De acordo com os dados revelados no site do IPMA, a precipitação deste outono, tem aumentado de forma significativa a percentagem de água no solo. Em boa parte do distrito de Leira, sobretudo nos concelhos do litoral, a percentagem de água no solo é igual ou superior a 99 por cento.

A tendência, ao que tudo indica, deve permanecer. Segundo o boletim de previsão alargada do IPMA, com exceção dos dias imediatamente anteriores ao natal, até ao final do ano prevê-se maior probabilidade da precipitação total semanal ser superior ao normal. Da mesma forma, também as temperaturas deverão continuar um pouco acima do normal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados