Assinar
Pombal

Onze propostas disputam Orçamento Participativo de Pombal

Período de votações termina a 12 de dezembro.

Dar uma nova vida à Casa das Piscinas, em Pombal, é uma das propostas a votação no OP deste ano

Da reciclagem à mobilidade suave, passando pela requalificação de espaços, o incentivo à prática desportiva e a criação de projetos para promover a qualidade de vida da população sénior, há 11 propostas a votação no Orçamento Participativo de Pombal de 2023.

Na área da ação social, está a votos o projeto Sophia, que pretende promover o envelhecimento ativo e saudável, evitando e/ou atrasando a institucionalização e combatendo a solidão e o isolamento.

O projeto assenta na criação de atividades gratuitas para realizar na casa dos idosos, que residam nas freguesias do concelho de Pombal, e que, “por incapacidade de transporte, dificuldades socioeconómicas, isolamento ou falta de apoio sociofamiliar se vejam impossibilitados de frequentar atividades que ocorram na zona mais central da cidade”.

Segundo a descrição do projeto, as atividades a serem desenvolvidas serão alvo de uma avaliação multidimensional das fragilidades, gostos e interesses dos utentes.

Na área da cultura, passou à última fase do Orçamento Participativo (OP) a proposta de criação do “RuArte”, um festival de arte que pretende dinamizar a cidade de Pombal durante três dias, através de uma mostra de artes de rua, englobando artes circenses, graffiti e música.

O desporto também não fica esquecido neste OP. Há quem propunha a realização semanal de uma caminhada, na qual os participantes são convidados a conhecer o concelho e a apanhar lixo, e há quem queira criar um circuito de manutenção no Agrupamento de Escolas Gualdim Pais.

Outra proposta é a criação de melhores condições no ginásio do Pavilhão das Atividades Económicas para a prática de ginástica acrobática e para o apoio a terapias focadas na motricidade.

Na área dos espaços públicos e verdes, está a votação um projeto de transformação do parque para animais existente na Urbanização Alberto Santiago, em Pombal, num parque infantil para crianças. “O parque permitiria a criação de uma zona de lazer para as crianças do mesmo bairro, dando alguma utilidade ao suposto parque para animais, que é muitas das vezes utilizado para o estacionamento de alguns veículo”, lê-se na descrição da proposta.

A Casa da Piscina, localizada no Jardim do Vale em Pombal, e já desatualizada, também está incluída neste OP, sendo que a proposta de um munícipe é renovar o edifício, para servir como casa de banho pública e pequeno café para os utilizadores do jardim.

Outros habitantes de Pombal pedem mesas, bancos, manutenção das árvores, bebedouros, espreguiçadeiras para a praceta Mestre Bimba, um espaço onde convivem crianças, adolescentes, jovens casais e idosos.

Ainda a concurso neste OP está o “P-Bike”, um programa de empréstimo de bicicletas elétricas, por períodos de tempo não inferiores a seis meses.

Na área do ambiente, há uma proposta para colocar todo o concelho a reciclar e outra para a criação do Centro de Interpretação da Mata Nacional do Urso, que tem por base a conversão de um espaço já existente.

Consulte os detalhes de todos os projetos aqui.

As votações para o OP de 2023 encerram a 12 de dezembro, sendo os resultados divulgados no dia 13 do mesmo mês.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.