Assinar
Leiria

Orçamento Participativo de Leiria termina com recorde de votos

Votaram nas propostas perto de 8.500 utilizadores. A freguesia da Bajouca tem dois dos três projetos vencedores.

JFB

As propostas do Orçamento Participativo de Leiria receberam, este ano, um total de 8.439 votos, mais 6.085 do que no ano passado, o que representa um recorde para o concelho.

As três ideias vencedoras, e que serão executadas no âmbito deste projeto, representam um investimento global de 489.307 euros, 54% do montante total disponível (900 mil euros).

Quanto aos resultados da votação, na tipologia “Verde ou Imaterial”, a proposta vencedora foi a número 7 – Sustentabilidade local (Bajouca), no valor estimado de 225 mil euros, que recebeu 491 votos, sendo a única passível de ser executada, já que as propostas seguintes não obtiveram o mínimo de cinco por cento do total dos votos, conforme estipula o regulamento do Orçamento Participativo.

No segundo lugar, como mais votado, ficou a proposta 13 – Requalificação do parque de merendas da Lagoa da Ervedeira (Coimbrão) com 210 votos (2,49%).

Na categoria “Jovem” foi a proposta número 8 – Pista de corta-mato, também na Bajouca, que conquistou o primeiro lugar, com um total de 494 votos e custo na ordem dos 60 mil euros.

Uma vez que o segundo lugar – Proposta 6 – Centro Comunitário d’Amor (Amor), que ficou apenas a dez votos (484 votos), tem um valor de execução de 225 mil euros, não poderá ser considerada vencedora, pois a soma das duas propostas ultrapassa o montante definido para esta tipologia.

Já na tipologia “Material”, saiu vencedora a proposta número 19 – Combate à dependência dos telemóveis, na União de Freguesias de Colmeias e Memória, com 2.905 votos e investimento de 204.307 mil euros. Também aqui a segunda proposta não será executada porque o valor de execução ultrapassaria o orçamento da categoria.

Em 2023, o Orçamento Participativo de Leiria recebeu um total de 29 propostas. O valor de execução das propostas vencedoras atinge os 489.307 euros, sobrando 410.693 euros, que serão atribuídos à edição do próximo ano.

Para Catarina Louro, vereadora com o pelouro da Participação Cidadã, “o OP pode e deve ser melhorado, mas estamos muito satisfeitos com a edição deste ano, porque tivemos resultados bastante positivos, principalmente no número de propostas que foram a votação e no número total de votos”.

“Temos notado um crescente empenho e esforço por parte dos proponentes e o envolvimento dos cidadãos e das cidadãs no OP tem também vindo a aumentar, o que só nos mostra a potencialidade e importância desta iniciativa”, acrescenta a responsável, em nota de imprensa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.