Assinar
Pombal

Projeto de combate à fragilidade sénior vence Orçamento Participativo de Pombal

Projeto Sophia pretende evitar ou atrasar a institucionalização dos idosos e combater a solidão.

Os resultados do Orçamento Participativo de Pombal 2023 foram conhecidos no dia 14 de dezembro e colocam no topo da lista, com 255 votos, um projeto educativo de combate à fragilidade sénior.

O projeto Sophia surge inserido na agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e pretende promover “um envelhecimento ativo e saudável, evitando e/ou atrasando a institucionalização e combatendo a solidão e o isolamento”.

Para isso, é proposta a realização de atividades várias, como oficinas de saúde e bem-estar, exercício físico, atividades relacionadas com música, pintura, escultura, treino cognitivo, bem como oficinas para aprendizagem de idiomas e literacia tecnológica.

A intenção é levar o projeto a todas as freguesias do concelho, atingindo um mínimo de 50 participantes em cada uma. E “diminuir em 50% os indicadores de fragilidade física, psicológica e social”.

Segundo a descrição do projeto, todas as freguesias serão contempladas com três atividades por semana, sendo necessário contratar recursos humanos para as funções de animador sociocultural, técnico superior de desporto e bem-estar, psicólogo e enfermeiro.

O orçamento é de 96.797,18 euros.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.