Assinar


Sociedade

População do Oeste troca embalagens de plástico por 18 mil euros descontados nos transportes

Em locais estratégicos dos 12 concelhos da região Oeste, foram colocados há um ano depósitos para a recolha de latas e embalagens de plástico de bebidas não reutilizáveis.

Os cidadãos da região Oeste descontaram 18 mil euros nos passes dos transportes públicos em troca da entrega para reciclagem de latas e embalagens de plástico de bebidas, informou hoje a respetiva comunidade intermunicipal.

Lançado em outubro de 2022, o projeto “Oeste + Recicla” atribuiu à população mais de 18 mil euros, até 3 de dezembro de 2023, através de um sistema de descontos nos passes dos transportes públicos rodoviários, informou a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Oeste.

Durante um ano, foram recolhidas 555.354 embalagens, o equivalente a 23.878 quilogramas.

“As pessoas por vezes falam em reciclagem, mas não a fazem. Ainda assim, aderiram e o projeto correu muito bem”, afirmou o presidente da OesteCIM, Pedro Folgado, à agência Lusa.

O autarca adiantou que “o projeto vai continuar dentro dos mesmos moldes”, estando a ser equacionadas outras formas de conversão do dinheiro.

Em locais estratégicos dos 12 concelhos da região Oeste, foram colocados há um ano depósitos para a recolha de latas e embalagens de plástico de bebidas não reutilizáveis.

Nesses locais, os cidadãos passaram a depositar esses resíduos recicláveis e receber em troca vales de 0,05 e 0,02 euros para descontar nos transportes públicos rodoviários da região Oeste ou entre estes concelhos e Lisboa.

Em toda a região, foram colocadas 18 máquinas, uma por cada concelho e duas nos seis maiores concelhos.

Depois de depositadas, as embalagens são encaminhadas para reciclagem, produzindo material reconvertido compatível com os requisitos necessários para a incorporação na produção de novas garrafas de bebidas, promovendo a circularidade dos materiais recuperados.

Inserido no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de combate às alterações climáticas, o projeto tem como objetivos incentivar a população a colocar a reciclagem entre as suas preocupações e aumentar a taxa de reciclagem de embalagens de plástico de bebidas.

O programa representa um investimento de quase um milhão de euros, sendo financiado a 90% pelo EEA Grants – mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu, para o qual contribuem a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega – e nos restantes 10% pelos municípios.

O “Oeste + Recicla” é um dos dois projetos financiados pelo EEA Grants que integram parceiros tecnológicos dos países financiadores.

A OesteCIM integra os municípios de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral (distrito de Leiria), Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Alenquer e Arruda dos Vinhos (distrito de Lisboa).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados