Assinar
Cultura

SAMP assinala 150 anos com música, homenagem e conferência internacional

Esta sexta-feira, 8 de dezembro, a Sociedade Artística Musical dos Pousos preenche o dia com diversos momentos que assinalam século e meio de atividade.

A cerimónia do hastear da bandeira, com direito a ouvir o hino (aqui em 2015) repete-se amanhã de manhã Foto: SAMP

É um século e meio a levar música à vida das pessoas. A Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) festeja 150 anos de atividade ininterrupta com um programa intenso, que se estende até ao próximo ano, mas que tem o ponto alto nesta sexta-feira, 8 de dezembro.

Há 150 anos chegavam os instrumentos encomendados pelo barão de Viamonte para os seus trabalhadores, que deram origem à Banda Filarmónica dos Pousos. Houve festa farta nas ruas e, por isso, o dia 8 de dezembro ficou fixado como o dia de aniversário da SAMP.

Esta sexta-feira, as comemorações começam às 8h30 com o hastear da bandeira e interpretação do hino, junto à sede da instituição. Depois, há homenagem aos músicos falecidos no Cemitério dos Pousos, às 9 horas. Depois, o Teatro José Lúcio da Silva recebe a sessão solene do 150º aniversário às 10h30 e concerto com todas as formações residentes às 18 horas, com destaque para a estreia da marcha escrita por Adelino Venâncio para a ocasião festiva. A festa complementa-se com jantar na Quinta das Silveiras.

O programa de aniversário compreende ainda uma eucaristia no dia 10 de dezembro, às 11h30, na Igreja dos Pousos, e uma conferência internacional, entre os dias 19 e 21 de dezembro.

Sob o tema “150 anos de música para banda – Uma perspetiva internacional”, diversos maestros de reconhecimento internacional vêm a Portugal e à SAMP falar da música para banda nos seus países.

Bruno Madureira e Jorge Campos (Portugal), Dario Sotelo (Brasil), Matthew George e Mark Whitlock (Estados Unidos da América), Keith Allen (Reino Unido), Rafael Sanz-Espert e Natalia Montanês (Espanha), Felix Hauswirth (Suíça), Ralph Hultgren (Austrália) e Joseph Cheung (China) são os especialistas convidados.

O encerramento da conferência será no dia 22, com concerto da Banda Sinfónica da PSP, dirigida por todos os maestros convidados, no Teatro José Lúcio da Silva.

A comemoração dos 150 anos prossegue no próximo ano, com atividades ainda a anunciar.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados