Assinar
Sociedade

Câmara de Leiria “atenta” à vaga de frio e proteção das pessoas sem-abrigo

A associação InPulsar lançou esta semana uma campanha de recolha de agasalhos para distribuir a quem mais precisa

Em meados de dezembro, estavam sinalizadas 25 pessoas sem-abrigo

0 município de Leiria diz estar a acompanhar a evolução da vaga de frio prevista para esta semana e as necessidades das pessoas em situação de sem-abrigo.

Além do fornecimento de roupa e de refeições quentes, a autarquia admite recorrer, se necessário, à delegação de Leiria da Cruz Vermelha Portuguesa, que dispõe de um espaço de acolhimento de emergência, aos Bombeiros Sapadores ou ainda ao Regimento de Artilharia Nº 4 para receber pessoas que não tenham teto ou que vivam sem as necessárias condições de habitabilidade para enfrentar temperaturas extremas.

Em resposta ao vereador Álvaro Madureira, que questionou, em reunião de Câmara, a maioria socialista sobre as medidas tomadas para proteger do frio as pessoas com mais dificuldades, o presidente da Câmara de Leiria informou que “o plano de contingência está a ser acionado para dar resposta sobretudo às pessoas em situação de sem-abrigo e população mais idosa” e que “os bombeiros estão com atenção redobrada” a eventuais necessidades.

A vereadora do Desenvolvimento Social adiantou ainda aos jornalistas estar a ser feito “um acompanhamento diário” da situação, “quer com a InPulsar, que tem equipas de rua, quer com o Centro de Acolhimento de Leiria, que faz o fornecimento das refeições” e que vão ser apoiadas cerca de 20 pessoas em situação de sem-abrigo já sinalizadas, à semelhança do que sucedeu com o anúncio da primeira vaga de frio, no início de dezembro.

Ana Valentim esclareceu, por outro lado, que muitas das pessoas que, “neste momento, residem em Leiria sem-abrigo são itinerantes” e que, “quando queremos fazer uma intervenção e perceber o enquadramento e o motivo pelo qual chegaram a esta situação, pura e simplesmente desaparecem” e “perdemos o rasto”. “Independentemente desta itinerância, nós queremos garantir sempre as necessidades básicas, seja ao nível da alimentação, seja ao nível da roupa”, reforçou a vereadora.

Caso a situação se agrave e se prolongue, poderá ser solicitada a colaboração da Cruz Vermelha, como já aconteceu em anos anteriores, dos Bombeiros Sapadores ou do Regimento de Artilharia 4 de modo a garantir “uma estrutura de retaguarda” para acolhimento, acrescentou.

InPulsar apela à solidariedade

A InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário lançou uma campanha de recolha de agasalhos e outros bens considerados urgentes para ajudar os utentes que acompanha a enfrentarem a descida das temperaturas que se anuncia.

“Cada doação faz a diferença e aquece corações”, frisa, apelando à oferta de meias, camisolas, casacos, cobertores, gorros, cachecóis, luvas e sacos de cama.

As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, na sede da associação, na rua Dr. José Gonçalves, nº 55, Lj 3 Piso -1, em Leiria.

Mais informações podem ser obtidas pelo número de telefone 910 829 160.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.