Assinar


Saúde

Centro de Saúde de Óbidos renovado num investimento superior a 516 mil euros

O renovado edifício aguarda a conclusão da rede de telecomunicações para entrar em funcionamento.

A Câmara apresentou também um plano de saúde gratuito para a toda a população Foto: Câmara de Óbidos

O Centro de Saúde de Óbidos foi inaugurado quinta-feira, 11 de janeiro, após uma renovação de mais de meio milhão de euros que permitiu criar 15 gabinetes médicos para servir o concelho onde só existe um médico de família.

A inauguração da requalificação do Centro de Saúde que, segundo o presidente da câmara de Óbidos, Filipe Daniel (PSD), “em 40 anos beneficiou de uma única intervenção no parapeito de uma janela, por uma infiltração”, marcou as comemorações do feriado municipal do concelho, que pretende “aumentar a atratividade” no que toca a profissionais de saúde.

A obra, orçada em 516 mil euros, suportado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), permitiu renovar as instalações em termos de redes de água, esgotos e telecomunicações, cobertura, caixilharias e criar 15 gabinetes médicos, um espaço de atendimento público com três postos, uma sala de espera para utentes e uma sala para reuniões.

A melhoria das condições para utentes e profissionais “é um sinal de esperança”, afirmou o autarca na inauguração do renovado edifício, que aguarda a conclusão de rede de telecomunicações para abrir portas.

Mas, apesar de passar a contar com “uma infraestrutura com todas as condições”, o concelho vai continuar a debater-se com “um número insuficiente de médicos” no território, onde seriam necessários “sete médicos de família para os cerca de 7.800 utentes inscritos” e que tem no ativo apenas uma médica, que poderá reformar-se este ano, explicou Filipe Daniel.

À margem da cerimónia, o autarca disse à agência Lusa que “foram abertas quatro vagas [para fixação de médicos em zonas carenciadas]” para as quais espera que “estas condições de reabilitação aumentem a atratividade para que os médicos possam ingressar e eventualmente permanecer nestas instalações”.

Com as questões da saúde a marcarem as comemorações do feriado municipal que assinala a conquista da vila aos mouros, a Câmara apresentou também um plano de saúde gratuito para a toda a população, num investimento de 250 mil euros, que visa colmatar a falta de médicos.

Além da saúde, as questões sociais e o desenvolvimento do concelho marcaram o discurso do presidente da autarquia, que na sessão solene anunciou o objetivo de, nos próximos 10 anos, “fixar 400 famílias no concelho” através da Estratégia Local de Habitação em que tem previstos investimentos de 4,1 milhões de euros.

A nível social, a Câmara vai ainda avançar com investimentos superiores a 800 mil euros na criação e remodelação de creches e jardins-de-infância e na criação de uma universidade sénior.

Em matéria de segurança, Filipe Daniel anunciou “para breve” a abertura do concurso público para a construção do novo quartel da GNR, no valor de 1,6 milhões de euros, entre outras obras estruturantes para o concelho.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados