Assinar
Desporto

Dakar: João Ferreira vence mais uma etapa e alimenta sonho da vitória

Ricardo Porém subiu vários lugares na geral e está no top6.

Piloto está com mais 11 minutos que o líder dos SSV MCH PhotoDisk

Mais uma etapa, mais uma vitória. João Ferreira venceu a etapa de hoje do rali Dakar, na categoria SSV, e está mais perto da liderança, agora comandada pelo francês Xavier de Soutrait. Também Ricardo Porém fez uma boa etapa e subiu na classificação geral para sexto.

Ontem, a prova do Dakar gozou de um dia de descanso e os leirienses parece que ganharam novo fôlego para a derradeira semana do rali.

O piloto da Can-Am Factory Racing, João Ferreira, acompanhado do experiente navegador Filipe Palmeiro, realizou uma etapa tranquila entre Riyadh e Al Duwadimi, em 873 km, com uma secção especial a cobrir 483 km, vencendo a jornada.

João Ferreira manteve o quarto lugar da geral, mas reduziu o tempo para o líder, de 22 para pouco mais de 11 minutos.

“Não é ao acaso que se diz que o Dakar é uma maratona. De nada interessa começar bem se não acabarmos bem. Estamos em crescendo na prova, cada vez mais perto da liderança e só com muito trabalho conseguiremos o nosso objetivo. Estamos cientes das dificuldades, mas acreditamos muito no trabalho que fizemos antes deste Dakar. Estamos preparados para esta luta titânica até Yanbu”, afirmou.

Quem também começou a segunda semana da melhor maneira, foi Ricardo Porém. Mesmo em dia de descanso, conseguiu melhor a classificação geral, ao subir um lugar, fruto da desclassificação de dois adversários que seguiam à sua frente.

Navegado pelo argentino Augusto Sanz, o antigo campeão nacional de todo-o-terreno seguiu sem problemas até Al Duwadimi, e terminou a etapa na sétima posição, o que o fez subir mais uma posição na geral. É agora sexto na tabela classificativa dos Challenger.

“Começar a semana a subir na classificação geral são ótimas notícias. Nestas provas as regras são muito exigentes e, infelizmente para os nossos adversários, mas felizmente para nós, conseguimos uma subida de dois lugares na classificação em virtude de uma desqualificação. Estamos naturalmente longe da frente da corrida, mas também estamos a optar por manter uma toada mais conservadora e segura que hoje deu frutos e permitiu que ascendêssemos mais um lugar. Por agora a estratégia está a resultar e acreditamos que estamos ainda mais do que a tempo para atingir o objetivo a que nos propusemos para este Dakar”, afirmou o piloto de Leiria, que tem o top 5 como objetivo e está a duas horas dos cinco primeiros.

Amanhã, a oitava etapa do Dakar ligará Al Duwadimi a Há il, num total de 458 km cronometrados, marcados por areia no início e terrenos rochosos e acidentados no final.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.