Assinar
Desporto

Dakar: João Ferreira volta a ser segundo na etapa

Ricardo Porém foi 9º na etapa.

Terceira etapa do Dakar concluída – a primeira parte da etapa maratona -, terceiro lugar no pódio e mais uma subida na classificação geral.

O piloto leiriense João Ferreira, da Can-Am Factory Racing, terminou os 733 km, 440 km dos quais cronometrados, que ligaram Al Duwadimi a Al Salamiya, na segunda posição, a pouco mais de quatro minutos do saudita Yasir Seaidan.

A “corrida” valeu a subida de um lugar na geral, para a 7ª posição.

“No início da especial de hoje o terreno era muito perigoso, com muita pedra e, depois do que nos sucedeu na etapa inaugural, acabámos por ser demasiado cautelosos. Fizemos ainda assim um bom resultado na especial, diante uma concorrência que, como tinha previsto, é muito sólida. Sabemos que o trabalho daqui para a frente é este, somar pequenas recuperações para tentarmos chegar ao nosso objetivo e é nisso que vamos estar empenhados ao longo dos próximos dias” afirmou o piloto.

Um engano podia ter condicionado o percurso de Ricardo Porém para o resto da prova. A oprganização atribuiu uma penalização de 20 horas, o que o fazia cair vários lugares na classificação, mas após o alerta, a correção revelou que o leiriense, que cumpre a sua 5ª participação, terminou no 9.º lugar e recuperou até à 14.ª posição da geral.

“Uma especial que me correu bem, senti-me confortável com o carro. Para mim esta foi a mais bela especial até agora, rios secos, pedras, zonas de areia. Uma especial muito variada, longa, mas onde me senti confortável. Continuamos a apanhar alguns camiões que, mesmo depois de ultrapassados, acabam por nos apanhar nas neutralizações que nós temos que fazer, mas isso sabemos que é assim. Hoje perdemos menos tempo, teremos uma melhor ordem de partida, e acredito que já podemos pensar numa etapa a lutar pelos objetivos a que nos propusemos para este Dakar”, explicou o piloto de Leiria.

Amanha, a 4.ª etapa, segunda parte da etapa maratona, liga Al Salamiya a Al-Hofuf, com 631 km, dos quais 299 km são de especial.

(artigo atualizado com a indicação de que Ricardo Porém não sobre uma penalização como inicialmente a organização indicou)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.