Assinar
Desporto

Dakar: Ricardo Porém e João Ferreira sobem posições na geral

Amanhã os pilotos vão ter pela frente a primeira parte da etapa maratona.

João Ferreira beneficiou da penalização ao vencedor da etapa para terminar em terceiro e conquistar mais um pódio MCHPhoto Disk

O pó atrapalhou hoje, domingo, a progressão de Ricardo Porém na etapa, enquanto João Ferreira beneficiou de uma penalização do líder da categoria para subir na classificação geral no Dakar.

A dupla Porém/Sainz, com o carro número 315, na categoria Challenger, não conseguiu ultrapassar os camiões e sofreu com o pó projetado pelos pesados. Terminou a etapa na 18.ª posição, a mesma que passa agora a ocupar na classificação geral.

“Foi um dia muito difícil. Não conseguimos passar os camiões das dunas e depois foi sofrer muito no pó. Os camiões que tínhamos pela frente estão limitados a 145km/h e nós a apenas 135km/h, mas nem isso conseguimos aplicar nas zonas rápidas. Ainda partimos uma correia, o que acaba por ser o menor dos problemas que tivemos nesta segunda etapa”, explicou o piloto de Leiria, que pretende começa a recuperar mais lugares na geral.

Ricardo Porém terminou na 18ª posição. Foto: MCHPhoto Disk

Já em SSV, João Ferreira e Filipe Palmeiro tiveram “um início de especial bastante assertivo, chegando a liderar a especial”, acabando por ceder algumas posições devido a um furo. Terminaram a especial na quarta posição.

Após uma penalização do vencedor da etapa (e até então líder da geral), o piloto João Ferreira acabou por subir um lugar na etapa e ser terceiro, estando mais próximo da liderança. Está a 49m34s do líder Gerard Farrés.

“Fizemos uma etapa tranquila e dentro daquilo que seria expectável para nós neste Dakar. Furámos e, quando parámos para trocar, o encaixe do macaco cedeu e acabámos por demorar um pouco mais do que o normal. Não foi bom, mas faz parte das corridas. Daí até final, tivemos de voltar a fazer um esforço para recuperar algum tempo, o que felizmente conseguimos.”, afirmou o piloto da Can-Am Factory Racing, que é agora 8.ª na classificação Geral.

Amanhã os pilotos vão ter pela frente a primeira parte da etapa maratona que liga Al Duwadimi a Al Salamiya contará com um total de 733km, 440 dos quais cronometrados, que percorrerá secções com pedra e extensões, bem como secções de areia e dunas.

No final da especial, os concorrentes têm apenas duas horas para realizar trabalhos nos seus veículos antes de os mesmos entrarem no parque fechado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.