Assinar
Desporto

Enquanto há Dakar, Ricardo Porém tem esperança

Piloto acredita que pode chegar ao top5 na última etapa. João Ferreira procura nova vitória amanhã.

MCHPhotoDisk

Falta uma etapa para terminar a edição de 2024 do rali Dakar e Ricardo Porém ainda acredita que pode alcançar um lugar entre os cinco primeiros na categoria Challenger. Realidade diferente vive João Ferreira que hoje viu afastado o sonho de uma vitória na prova.

Hoje, os pilotos saíram de Al Ula até Yanbu para 587 km, dos quais 480 km cronometrados, com muita pedra no caminho.

O leiriense Ricardo Porém, navegado pelo Argentino Augusto Sanz, terminou a etapa na sétima posição, o mesmo lugar que ocupa na geral, mas acabou por perder tempo, face a ontem, para o sexto mais rápido. Está agora a 50 minutos do quinto lugar, o objetivo que traçou para a edição deste ano.

“A etapa de hoje foi mesmo muito dura. Muita pedra, nesta ligação de Al Ula para Yanbu. O ano passado o Dakar já tinha passado por esta zona, em pistas semelhantes e por isso acabou por ser um pouco mais fácil de gerir e preparar, mas ainda assim foi difícil salvaguardar o nosso MMP para a derradeira etapa. Sabemos que o Dakar, como todas as outras provas, só termina no pódio e normalmente existem surpresas no último dia. Vamos fazer o nosso trabalho e esperar a nossa pontinha de sorte”, afirmou.

Já João Ferreira, em SSV, mesmo com uma pontinha de sorte, sabe que o seu objetivo não será atingido este ano. A “queda” para o quinto lugar na etapa 9 tornou-se muito complicada de recuperar e mesmo sendo o quinto mais rápido de hoje, não trouxe mudanças na classificação.

Fruto da enorme competitividade existente na categoria SSV, a penúltima etapa da prova acabou por ser relativamente equilibrada..

“Penso que se fizermos uma análise mais elaborada à nossa prestação neste Dakar, chegaremos todos à conclusão que merecíamos mais, muito mais. Naturalmente que temos de valorizar o desempenho dos nossos adversários que foram extremamente regulares e vão amanhã batalhar pela vitória, mas este não foi de todo o nosso Dakar. Felizmente, fui educado a tirar aprendizagens das vitórias e das derrotas e aqui, a aprendizagem é o maior triunfo que levo para casa”, afirmou.

“Apesar de não termos conseguido vencer o Dakar, queremos muito tentar ser Campeões do Mundo, e podem contar comigo para essa luta”, acrescentou o piloto da Cam-An.

A última etapa do Dakar em 2024 começa e termina em Yanbu, com um total de 328 km, 175 km dos quais cronometrados. No final, os vencedores sobem ao pódio.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.