Assinar
Desporto

Pilotos leirienses preparam ataque à geral nas duas últimas etapas do rali Dakar

Na etapa de hoje, os pilotos mantiveram as posições na classificação geral.

Ricardo Porém está a 24 segundos da sexta posição. MCH PhotoDisk

Uma etapa rápida, em redor de Al Ula, com 609 km, dos quais 371 km cronometrados. Sem grandes alterações face ao dia de ontem, os pilotos leirienses acabaram por gerir da melhor forma a continuidade no rali Dakar. João Ferreira foi quarto classificado em SSV, Ricardo Porém terminou na oitava posição nos Challenger.

Um problema na bomba de gasolina atrasou ontem João Ferreira em mais de uma hora, relegando-o para o quinto lugar da geral. Hoje, o piloto de Leiria optou por aplicar uma ação mais tranquila, foi o quarto mais rápido e está a 1h15m do líder. Amanhã, conta atacar na penúltima etapa do rali.

“Esta etapa nunca ia permitir que se criassem grandes diferenças, uma vez que era muito rápida. Os pilotos que estavam à minha frente tinham vantagem na ordem de partida e apesar de ter recuperado alguns lugares em pista, mantenho o quinto lugar na classificação. Foi uma boa etapa para limparmos a cabeça dos problemas sentidos ontem e preparar um ataque final ao pódio. A etapa de amanhã promete ser duríssima e vamos ter de atacar”, confirmou o piloto, que ambiciona um lugar no pódio.

O Dakar apresenta sempre desafios extraordinários e a etapa 10 não foi exceção. O experiente Ricardo Porém saiu com cinco camiões à sua frente e lutou até ao ponto de chegada com o pó que se levantava. Foi 8.º na etapa como Challenger e aproximou-se do 6.º classificado na geral, passando a estar a apenas 24 segundos do saudita Saleh AlSaif.

“Foi duro! Partimos atrás de cinco camiões e como podem imaginar foi mesmo muito difícil. Logo nos primeiros 50 km perdemos cerca de cinco minutos que depois, a pouco e pouco, fomos conseguindo arranjar forma de gerir. Amanhã vamos encontrar uma etapa de muita pedra rumo ao destino final, Yanbu. Faltam duas etapas para o fim e não vamos baixar os braços em busca do objetivo a que nos propusemos”, disse o leiriense da MPM.

Na penúltima etapa da edição de 2024 do Dakar, que parte de Al Ula e termina em Yanbu, os participantes enfrentam 587 km, sendo 480 km de cronometrados.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.