Assinar
Fátima

Imagens da Virgem Peregrina de Fátima com 17 viagens programadas para 2024

Existem 13 réplicas da primeira Imagem Peregrina, a fim de dar resposta ao pedidos provenientes de todo o mundo.

As imagens da Virgem Peregrina de Fátima, réplicas da imagem de Nossa Senhora presente na Capelinha das Aparições, vão realizar 17 viagens em 2024, pelos continentes europeu e americano, informou o Santuário de Fátima.

Espanha, Itália, Portugal, Brasil e Colômbia são alguns dos países onde as imagens estarão.

No próximo mês de abril, a imagem da Virgem Peregrina N. º2 estará na Universidade Católica de Múrcia, em Espanha. Esta mesma imagem estará depois de 10 a 19 de maio no Colégio de Nossa Senhora de Fátima, em Leiria, seguindo para a Paróquia da Ramada, em Lisboa, onde estará de 23 a 31 de maio.

Ainda durante o mês de maio, a imagem da Virgem Peregrina N. º3 estará na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Assaré – Ceará, no Brasil.

A imagem da Virgem Peregrina N. º 4 estará a partir do dia 12 de maio até ao dia 24 de junho na Parrocchia San Giovanni Battista in Velletri, Itália.

Em fevereiro a imagem N. º5 ruma a Brasília, no Brasil, seguindo depois em maio para o Paraná, para estar na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Marialva.

A imagem da Virgem Peregrina N. º6 estará durante todo o mês de maio na Irmandade e Nossa Senhora de Fátima de Plasencia, em Espanha.

O Apostolado Mundial de Fátima da Região da Lombardia vai dinamizar durante os meses de abril, maio e junho, uma visita da imagem da Virgem Peregrina N. º7, na zona de Milão, em Itália. Ainda neste país estará a imagem da Virgem Peregrina N. º8, de 09 a 13 de maio, na Concattedraele San Michele Arcangelo in Terlizzi-Bari, na região de Molfetta, seguindo depois para Roma, onde estará de 25 de maio a 01 de junho na Parrocchia di San Lorenzo in Lucina. Esta imagem fará ainda um périplo por outras dioceses italianas, com o Movimento Mariano Messaggio di Fátima in Itália.

Desde janeiro de 2023 que a imagem da Virgem Peregrina N.º 9 está no Brasil, na Associação Arquidiocesana Tarde com Maria, mais especificamente, no Rio de Janeiro, e onde vai ficar até dezembro deste ano.

A imagem da Virgem Peregrina N. º10 vai rumar à Diocese de Itabira-Fabriciano, no Brasil, de 31 de abril a 01 de julho. A Unidade Pastoral da Sagrada Família do Arciprestado de Pombal vai acolher a imagem da Virgem Peregrina N. º11 durante todo o mês de maio.

A nova liderança das Forças Armadas e da Polícia Nacional da Colômbia recebeu a imagem da Virgem Peregrina N. º12, que está na Colômbia desde o passado junho de 2023 e permanecerá até maio deste ano, numa peregrinação nacional cujo périplo tem contemplado todas as dioceses da Colômbia.

A partir de 6 de abril, imagem da Virgem Peregrina N. º13 estará em várias dioceses de Itália, numa visita conduzida pelo Movimento Ecclesiale Famiglia del Cuore Immacolato di Maria.

O Santuário de Fátima, em informação publicada na sua página na Internet, sublinhou que “de todos os lados chegam relatos extraordinários da presença da Imagem Peregrina, de multidões que acorrem à sua passagem, de participações nunca antes verificadas nas várias celebrações, de um grande número de penitentes que se abeiram do sacramento da reconciliação, da afluência de todo o género de pessoas: crianças, jovens, adultos e idosos, de diferentes contextos sociais e mesmo confissões religiosas diversas”.

Feita segundo indicações da Irmã Lúcia, a primeira Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a imagem percorreu diversos países do mundo.

O início destas deslocações remete para 1945, pouco depois do final da 2.ª Guerra Mundial, quando um pároco de Berlim propôs que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as capitais e cidades episcopais da Europa, até à fronteira da Rússia.

De acordo com informação disponibilizada pelo Santuário de Fátima, a ideia foi retomada em abril de 1946, por um representante do Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina, e, no ano seguinte, no preciso dia da sua coroação, teve início a primeira viagem.

Após mais de meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que ela não deveria sair mais, a não ser por alguma circunstância extraordinária.

Em maio de 2000, foi colocada na exposição Fátima Luz e Paz, onde foi venerada por dezenas de milhares de visitantes.

Passados três anos, no dia 8 de dezembro de 2003, solenidade da Imaculada Conceição, a Imagem foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, tendo sido colocada numa coluna junto do altar-mor.

A Imagem voltou a sair no dia 12 de maio de 2014, primeiramente para uma visita às comunidades religiosas contemplativas existentes em Portugal, que decorreu até ao dia 02 de fevereiro de 2015, e depois a todas as dioceses portuguesas, de 13 de maio de 2015 a 13 de maio de 2016. Estas visitas tiveram como objetivo envolver as comunidades contemplativas e as dioceses de Portugal na celebração do Centenário das Aparições de Fátima.

A fim de dar resposta aos imensos pedidos provenientes de todo o mundo, foram, entretanto, feitas 13 réplicas da primeira Imagem Peregrina.

(atualização no dia 19 de janeiro de 2024, com indicação dos locais onde vão estar as imagens)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.