Assinar


Cultura

Máximo estreia no Museu de Leiria nova edição do ciclo “Capítulo”

O ciclo de concertos é programado pela Omnichord e pelo Museu de Leiria, que apresentam o primeiro convidado como “artista prodígio”.

Foto: Instagram Máximo Francisco

O pianista Máximo atua no Museu de Leiria no domingo, na abertura de nova edição de “Capítulo”, projeto que pelo terceiro ano consecutivo explora através da música a contemporaneidade dos museus.

O ciclo de concertos é programado pela Omnichord e pelo Museu de Leiria, que apresentam o primeiro convidado como “artista prodígio”.

“Não obstante a sua formação clássica e formal, desde os seis anos que faz incursões autodidatas na composição de peças originais, revelando desde cedo uma aptidão particular para a fusão de diversos estilos musicais”, lê-se na sinopse.

Com o disco “Greatest hits” (2023) na bagagem, Máximo, de 20 anos, revela “um certo atrevimento perpendicular a todo o seu percurso que lhe tem aberto portas e aguçado o interesse em aprofundar a ligação entre a sua música e outros universos culturais”.

Atualmente a frequentar a licenciatura em composição de jazz na Codarts Rotterdam, nos Países Baixos, Máximo toca no Museu de Leiria a partir das 18h30 de domingo, num concerto com entrada livre, mas reserva obrigatória em museudeleiria@cm-leiria.pt.

O ciclo “Capítulo”, que acontece na Sala do Capítulo do Convento de Santo Agostinho, onde está instalado o Museu de Leiria, decorre durante “os meses em que as condições climatéricas se mostram habitualmente mais adversas”, de forma a atrair o público ao museu.

Através de uma programação focada na exploração e fusão de linguagens musicais, apresentam-se “quadros vivos” em forma de concerto, “criando práticas e discursos” que visam a fruição cultural através de “novas dinâmicas e novas redefinições de lugar”.

Para esse exercício, depois de Máximo, estão confirmados mais três dos seis concertos desta edição de “Capítulo”.

Tó Trips atua em Leiria em 18 de fevereiro, enquanto Chica leva a sua mistura de folk, anti-folk e jazz ao museu no dia 17 de março.

No dia 19 maio, a banda Senhor Jorge leva até à Sala do Capítulo “a sua voz vivida que canta sobre o passado, o envelhecimento, a memória e o mais antigo amor”.

Os restantes espetáculos de “Capítulo” serão em 20 de outubro e 17 de novembro, com artistas ainda por anunciar. 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.