Assinar


Cultura

Museu Dr. Joaquim Manso reabre na Nazaré em 2024

Empreitada deverá ficar concluída no início deste ano.

CM Nazaré

O Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, vai reabrir ao público este ano, após uma requalificação do edifício orçada em cerca de 1,1 milhões de euros.

“Em 2024 poderemos assistir à reabertura, com toda a dignidade e qualidade, de um dos mais acarinhados museus de história local do nosso país”, afirmou a responsável pela Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), Suzana Menezes, estimando para o início deste ano a conclusão da empreitada de requalificação e musealização do Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré.

A empreitada, iniciada em 2023, representa um investimento “superior a 800 mil euros, suportados pelo Orçamento do Estado, com um pequena comparticipação do município da Nazaré”, disse, aludindo ao investimento total de 1,1 milhões de euros.

O museu foi encerrado ao público em março de 2020 devido ao estado de degradação do edifício que, desde o início de 2023, está a ser alvo de obras que passam pela substituição do telhado, introdução de isolamento térmico, reabilitação dos rebocos das fachadas e substituição das caixilharias.

À obra soma-se um investimento no desenvolvimento de um novo projeto de museografia (já em curso), a aquisição de mobiliário técnico para as reservas do museu e o mobiliário para o serviço educativo, para o centro de documentação, biblioteca e gabinetes de trabalho.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados