Assinar


Cultura

Pianista turca Büsra Kayikci abre ciclo “Música à margem” na Marinha Grande

O concerto acontece no Teatro Stephens.

A pianista Büsra Kayikci, natural da Turquia, atua no dia 27 no Teatro Stephens, no primeiro concerto do ciclo “Música à margem”, que decorre até ao final do ano na Marinha Grande, no distrito de Leiria.

A artista multidisciplinar tem formação em piano, teoria musical, pintura, ballet e arquitetura de interiores, e conta com três discos editados, o último dos quais, “Places” (2023), pela Deutsche Grammophon.

Caracterizadas pelo minimalismo e formato neoclássico, as peças musicais de Büsra Kayikci revelam a influência da formação em arquitetura e também afinidades com o trabalho de compositores como John Cage, Nils Frahm ou Michael Nyman.

Em Portugal, a pianista turca estreou-se em 2023, com um concerto no Teatro de Vila Real. Neste regresso a território nacional, Büsra Kayikci tem também agendada uma atuação para o dia 28 na Casa da Criatividade, em São João da Madeira, distrito de Aveiro.

“Música à margem”, que arranca com o espetáculo da pianista turca, vai levar até ao Teatro Stephens “artistas, criadores e áreas artísticas experimentais e menos conhecidos”, revelou o município da Marinha Grande, que procura com o ciclo proporcionar “qualidade, maturidade e capacidade de conexão a públicos menos experimentados”.

O concerto de Büsra Kayikci no Teatro Stephens acontece a partir das 21h30.

No dia 3 de fevereiro, pelas 16 horas, é a vez do pianista e compositor alemão Clemens Christian Poetzsch apresentar-se em concerto.

Tiago Ferreira e André Barros são os convidados de 24 de fevereiro. Vão apresentar o projeto “Piano a 4 mãos” e o mais recente álbum que criaram em conjunto, “Afloat”.

Os bilhetes para os três concertos custam 3 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Stephens ou em www.bol.pt.

(Notícia atualizada às 18h06 de 26 de janeiro com a restante programação do ciclo para fevereiro, que não tinha sido divulgada anteriormente)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.