Assinar
Cultura

Carnaval: A região está em festa e há bailes para todos

Consulte aqui algumas propostas de Carnaval na região.

Facebook Carnaval da Nazaré

Na Nazaré “tá mea praia alevantada”

Costuma-se dizer que a vida são dois dias e o Carnaval três. Na Nazaré é quase um mês. As celebrações, este ano inspiradas no tema “tá mea praia alevantada”, arrancaram no passado dia 20 de janeiro e estendem-se até 14 de fevereiro, encerrando com a festa de enterro do Santo Entrudo.
A atuação de Ana Maria Mendes no Centro Cultural da Nazaré marcou o início da programação e nos últimos dias os bailes têm animado a vila. A próxima atividade é o Carnaval da Criança em Valado dos Frades, sexta-feira, dia 9, a partir das 10 horas, e às 14h30 em Famalicão e na Nazaré. No sábado, há desfile noturno na Nazaré e no domingo realiza-se a passagem do testemunho com novo desfile. A programação completa está disponível na página de Facebook “Carnaval da Nazaré”.

Discotecas e bares fecham mais tarde na Nazaré

Entretanto, a autarquia aprovou também o alargamento do horário de funcionamento dos bares, discotecas e salas de baile do concelho, à semelhança de anos anteriores. Assim, amanhã, dia 9, os bares e discotecas vão estar abertos até às 4 horas; no sábado até às 5 horas; no domingo novamente até às 4 horas; na segunda até às 5 horas e na terça e na quarta-feira até às 4 horas. O lema é mesmo “viver ao máximo” e aproveitar a folia.

Voltar a ser criança em Casal dos Claros e Coucinheira

Em Casal dos Claros e Coucinheira, freguesia de Amor, o Carnaval são cinco dias inspirados em contos infantis. Centenas de foliões saem à rua com 19 carros alegóricos e além dos desfiles, há muita música. Quim das Remisturas, Xuxuzinha e dj Nuno Fernandez são alguns dos artistas que atuam entre os dias 9 e 13. As melhores máscaras têm direito a prémio. Saiba mais sobre a programação aqui.

Folia e algazarra em Alcobaça

O Carnaval de Alcobaça Folia & Algazarra 2024 promete sete dias e noites de festa, dedicadas ao tema “Olimpíadas”. Entre amanhã, dia 8, e quarta-feira, dia 14, há festas para miúdos e graúdos na tenda instalada em frente ao mosteiro. Destaque para o Carnaval infantil e juvenil que acontece no dia 9, entre as 10 e as 13 horas e as 14 e as 18 horas. A entrada é livre.

Camaleão anima Império Romano

As portas do Império Romano, na Marinha Grande, voltam a abrir este fim de semana para festejar o Carnaval. No sábado, a animação está a cargo de Vito Pereira, dj William Smith, Palazzo, Mário Gomez, Villager, Arcus e os convidados Mark Guedes e Mário Dias. Na segunda-feira, o humorista Camaleão vai animar a festa (bilhetes na página de Facebook da discoteca).

Mil foliões desfilam na Batalha

O tradicional corso de Carnaval da Batalha está marcado para domingo, dia 11, às 15 horas, com início na zona desportiva da Batalha. Irá contar com a participação de várias coletividades do concelho e com a energia das crianças integradas na rede concelhia de ATL’s, perfazendo cerca de mil foliões. Os melhores carros alegóricos e as máscaras mais divertidas serão premiadas. A programação termina na segunda-feira com uma festa na tenda instalada na zona desportiva da Batalha, organizada pelo Centro Cultural e Recreativo da Quinta do Sobrado e Palmeiros. A entrada é gratuita. Saiba mais aqui.

Cinema inspira desfile em Vieira de Leiria

São esperados mais de 500 figurantes e vários carros alegóricos nos desfiles do Carnaval da Vieira, que este ano são inspirados na sétima arte e decorrem entre sábado, dia 10, e terça-feira, dia 13. Durante os quatro dias haverá muita animação musical, com os Katedral Music, Kid Loco & Los Mysterios, dj Daniel F e muito mais. A organização é da associação “Aló é da Vieira”.

Alunos vestem-se a rigor em Pombal e na Marinha Grande

Em Pombal, devido à previsão de chuva, as crianças do pré-escolar, do 1.º e 2.º ciclo das escolas do concelho de Pombal vão fazer o desfile de Carnaval no Expocentro, na sexta-feira, dia 9. A Câmara da Marinha Grande informou também esta quinta-feira, dia 8, que devido à previsão de condições climatéricas adversas, o desfile de Carnaval das escola irá realizar-se no Parque Municipal de Exposições, no dia 9, das 10 às 12 horas. “Manter-se-á a animação prevista, incluindo música, mascotes e desfile das escolas dentro do pavilhão. Serão ainda acautelados, o transporte de todas as escolas participantes, espaço para assistência do público, bem como as necessárias condições de segurança”. Em Vieira de Leiria, a animação de Carnaval acontecerá nos respetivos estabelecimento de ensino, tendo sido cancelado o desfile do dia 9 de fevereiro pelas ruas da vila.

Serro Ventoso premeia disfarces

O Grupo Recreativo de Serro Ventoso, no concelho de Porto de Mós, está a organizar o 29.º desfile de carros alegóricos e vai premiar os melhores carros e máscaras dos foliões. As inscrições estão abertas até amanhã, dia 9, e podem ser feitas através do contacto 244 491 555 ou 918 386 891. O concurso acontece no dia 13, pelas 15 horas, em Serro Ventoso.

A dupla Mete Cá Sets vai animar o Carnaval em Leiria Foto: Facebook Mete Cá Sets

Dupla Mete Cá Sets em Leiria

Este ano a cidade de Leiria celebra o Carnaval a rigor, com dois dias de festa programada para a tenda gigante instalada no largo Papa Paulo VI. Já este sábado, dia 10, o destaque é para a atuação da dupla Mete Cá Sets (na foto em baixo), mas o cardápio inclui também animação de André L e Daniel F. Na segunda-feira, dia 12, a festa prossegue com música escolhida a dedo pela dupla Usados com Garantia, dj Rui M, Nuno Carreira, Mister M e ainda Carlos Romão. Todos os espetáculos começam às 22 horas e a entrada é gratuita. A organização é do município de Leiria, que garante que máscaras, serpentinas, boa disposição e música não vão faltar. Mais informações aqui.

Devido às previsões climatéricas, o tradicional desfile de Carnaval dos mais novos dará lugar a uma festa na tenda no largo Papa Paulo VI.

Castelo de Leiria acolhe Carnaval Medieval

Dança da época, teatro de marionetas, desfile de máscaras, jogos da época. O Castelo de Leiria vai regressar aos tempos medievais no domingo, dia 11, para uma festa de Carnaval com o bobo da Corte. A atividade decorre entre as 10 e as 13 horas, as 14 e as 16 horas. A entrada está incluída no bilhete de acesso ao Castelo.

Músicas de 1990 e 2000 na Stereogun

Está aí mais uma noite temática na discoteca Stereogun, em Leiria, desta vez dedicada às melhores músicas da década de 90 e do ano 2000. Ir vestido a rigor e mascarado de personagens da época são os requisitos desta festa, que vai mostrar qual destas foi a melhor época de Carnaval. Mais informações aqui.

Desfiles e bailes nas Caldas da Rainha

Até 14 de fevereiro, a cidade de Caldas da Rainha enche-se de foliões. Entre domingo e terça, decorre o desfile de Carnaval das associações e coletividades, na avenida 1.º de Maio; no dia 10 e 12 acontecem os Bailes do Casino, no Parque D. Carlos I; de 9 a 12 há baile no pavilhão gimnodesportivo do Nadadouro. Programação completa na página de Facebook da autarquia.

Djs e bandas animam Pataias

A tenda instalada no centro de Pataias, em Alcobaça, recebe este fim de semana, entre 10 e 13 de fevereiro, muitos djs e bandas que prometem animar os bailes de Carnaval. Os melhores disfarces vão também ser premiados. O primeiro baile é no sábado a partir das 22 horas. As pulseiras estão à venda na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pataias.

Quim Barreiros anima Carnaval de Vila Facaia

O município de Pedrógão Grande e a Junta de Freguesia de Vila Facaia voltam a organizar as festividades de Carnaval do concelho, com um programa que começa já dia 10 com concerto de Quim Barreiros, seguido do dj Kadiv. No dia 11 de fevereiro, Graça e Pedrógão Grande recebem uma arruada de bombos e cabeçudos, para anunciar o desfile carnavalesco, a partir das 13h30, em Vila Facaia. Animado pela Filarmónica Pedroguense, o desfile será apresentado pelo artista Miguel Azevedo. À noite haverá Baile de Carnaval, com prémios para os melhores mascarados e o dia 14 será marcado pelo Enterro do Entrudo. Paralelamente, a organização promove o concurso “Entrudo à Porta”, aberto a toda a população do concelho.

Toy é o rei do Carnaval de Figueiró dos Vinhos

O artista Toy é o rei do Carnaval de Figueiró dos Vinhos 2024, celebrado entre 9 e 14 de fevereiro. A folia começa esta sexta-feira com o desfile das escolas do concelho, a partir das 10h30. No sábado, há baile e concurso de máscaras para grupos no salão dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos. A música está a cargo da banda Acesso. No domingo, o músico Toy dá um concerto no salão dos Bombeiros Voluntários, pelas 17 horas. O desfile previsto para o mesmo dia foi cancelado.

Na segunda-feira há novo baile e concurso de máscaras individuais e na terça-feira acontece outro desfile na vila. A programação termina na quarta-feira, dia 14, com o enterro do Entrudo. Consulte todas as atividades aqui.

Toy é o rei do Carnaval de Figueiró dos Vinhos em 2024

Tributo a Ivete Sangalo em Alvaiázere

O município de Alvaiázere realiza este ano o Carnaval na praça principal do concelho, no dia 11. A concentração para o desfile tem início às 15 horas, no parque multiusos e culmina na praça Cesário Neves com um espetáculo de tributo a Ivete Sangalo. Saiba mais aqui.

Grande corso em Peniche

A folia começou no passado dia 3 em Peniche, mas há ainda muito para fazer até dia 13. Hoje, o dia é dedicado ao público sénior e escolar. Amanhã, o desfile arranca na Atouguia da Baleia às 10 horas. Em Peniche, há concentração à mesma hora no jardim do Baluarte. Nos dias 11 e 13, realiza-se o grande corso carnavalesco, com concentração às 14h30 na avenida das Escolas. Saiba mais aqui.

Consulte outras propostas de festas de Carnaval no Guia de Festas e Feiras do REGIÃO DE LEIRIA.

(Notícia atualizada às 11h51 de 8 de fevereiro com a indicação de que os desfiles na rua na Marinha Grande e em Vieira de Leiria foram deslocalizados para espaços interiores)

Atualização: Devido ao estado do tempo, os eventos estão a sofrer alterações, sobretudos os desfiles de Carnaval. Antes de cada evento, aconselhamos o leitor a contactar as entidades organizadoras para se certificar que a atividade ainda vai acontecer e em que moldes.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados