Assinar


Ansião

Especialistas debatem em Ansião valorização da fileira da bolota

A conferência acontece este fim de semana.

O Centro Cultural de Ansião acolhe este fim de semana a V Conferência Ibérica Sobre a Bolota, com uma programação que inclui debates, visitas, mostra e venda de produtos derivados da bolota.

A realização deste evento internacional, que junta em Ansião alguns dos maiores especialistas em floresta autóctone da Península Ibérica, “é o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito na região no domínio da fileira da bolota, do carvalho cerquinho e da azinheira”, sublinha João Forte, da Montante Consultoria, membro da Comissão Organizadora.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, aquele que foi o grande impulsionador da realização dos Congressos da Bolota de Sicó, assinala que “já se nota claramente o impacto positivo na consciencialização das pessoas sobre o valor do carvalhal”. Além disso, assinala, “há pessoas que estão a plantar carvalhais e isso é algo extraordinário”.

Na ótica do geógrafo ansianense, falta delinear uma estratégia clara e potenciar a criação de empresas que dinamizem este recurso endógeno, considerando que estão reunidas as condições para que a bolota seja efetivamente uma “dupla mais-valia”: económica, para os proprietários, e ecológica, como contributo para a proteção do ecossistema ao inibir o corte de carvalhos para lenha.

“O carvalho é biodiversidade, é identidade cultural e é também um recurso económico que podemos e devemos aproveitar”, defende.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.