Assinar


Saúde

Federação de dadores de sangue apela à dádiva. Saiba onde contribuir na região

“Uma única unidade de sangue pode servir para ajudar até três vidas”, sublinha a Fepodabes, no novo apelo à dádiva.

O procedimento de recolha de sangue demora cerca de 30 minutos

Os dadores de sangue têm várias oportunidades para efetuar uma dádiva nos próximos dias. Esta sexta-feira, dia 1, a Escola Rafael Bordalo Pinheiro, de Caldas da Rainha, promove uma colheita de sangue, aberta à comunidade escolar, de manhã e de tarde.

Em Leiria, os dadores podem dirigir-se ao estádio (porta 2), a partir das 15 horas, onde decorrem sessões todas as sextas-feiras à tarde e terças de manhã.

No sábado, a Associação de Dadores de Outeiro da Ranha, em Vermoil (Pombal) volta a abrir portas aos dadores de manhã, enquanto no domingo decorrem sessões no quartel dos Bombeiros Voluntários de Peniche e na Associação de Dadores de Valado dos Frades, durante a manhã.

Na segunda-feira, há colheitas de sangue, a partir das 15 horas, na Expoeste de Caldas da Rainha, e na Escola Calazans Duarte (Marinha Grande), com possibilidade de registo de potenciais dadores de medula óssea.

Já na terça-feira, há novas sessões no estádio de Leiria (manhã) e na antiga Ivima, na Marinha Grande (tarde). Nesse dia, está decorre outra colheita na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) de Leiria, de manhã e de tarde.

1000

Segundo a Fepodabes, são necessárias cerca de mil unidades de sangue todos os dias. O procedimento de recolha de sangue demora cerca de 30 minutos e pode ajudar a salvar várias pessoas

Na passada semana, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) voltou a apelar à população para doar sangue de modo garantir uma resposta sustentável às necessidades dos serviços de medicina transfusional.

“É hora de ajudar – Dê sangue” é o mote da campanha que visa “aumentar a consciencialização” para a necessidade de doar sangue, nomeadamente dos grupos sanguíneos mais carenciados (B-, A+, A-, 0+ e 0-).

Segundo o presidente da Fepodabes, Alberto Mota, “a altura do inverno, das gripes, afasta muito os tradicionais dadores de sangue”. No entanto, “todos os dias precisamos de mil unidades de sangue”, salienta, citado em comunicado.

“Todos os cidadãos com mais de 18 anos, que tenham mais de 50 quilos e que sejam saudáveis podem dar sangue. Esse gesto simples contribui para salvar muitas vidas, já que uma única unidade de sangue pode servir para ajudar até três vidas”, realça.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.