Assinar


Cultura

Pombal com apoio de 600 mil euros para quatro anos de programação cultural

Para o presidente da Câmara, o apoio simboliza o “reconhecimento do trabalho desenvolvido na área cultural pelo município e pelos agentes culturais locais ao longo dos últimos anos”.

O Município de Pombal garantiu um apoio de 600 mil euros para quatro anos de programação cultural no âmbito de uma candidatura aprovada pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), anunciou hoje a autarquia do distrito de Leiria.

Numa nota de imprensa, a Câmara explicou que a sua Unidade de Cultura “projeta para os próximos quatro anos uma programação cultural, no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses desenvolvida em conjunto com o Ministério da Cultura e a DGArtes, que garante um financiamento total de 600 mil euros, correspondente a 150 mil euros anuais”.

Segundo a mesma nota, o plano de programação do Teatro-Cine de Pombal, que integra aquela rede, procura um “encontro entre as necessidades e interesses locais, e a pertinência das propostas artísticas, visando cultivar a relação entre criadores e espetadores”.

“Num balanço entre a emergência e a excelência artística no panorama nacional, anseia criar espaço para a inovação e as novas dramaturgias, integrando diversas dimensões artísticas nas suas atividades e procurando promover a diversidade e o acesso”, adiantou o município.

A Câmara explicou que “a visão programática procura inovar nas suas metodologias ao sustentar-se numa vasta rede de parcerias (Artemrede, Festival Sete Sóis Sete Luas, Cineclube de Pombal e Teatro Amador de Pombal), compreendendo uma oferta diversa que se subdivide em cinco eixos programáticos”.

De acordo com a nota, estes eixos são acolhimentos (projetos a nível nacional de todas as áreas artísticas), coproduções (articulação com a Casa Varela – Centro de Experimentação Artística), residências artísticas (articulação com a Casa Varela), mediação (articulação com o serviço educativo do Teatro-Cine) e exibição cinematográfica (em cooperação com o Cineclube de Pombal e em articulação com o HaHaArt Film Festival).

Para este ano, “o plano de programação envolve aproximadamente uma centena de estruturas artísticas, num valor global de 554 mil euros”, incluindo o Festival de Teatro, Caminhos de Leitura, exibição cinematográfica e Festival Sete Sóis Sete Luas.

Citado numa nota de imprensa, o presidente da Câmara, Pedro Pimpão, destacou o apoio da DGArtes, considerando tratar-se do “reconhecimento do trabalho desenvolvido na área cultural pelo município e pelos agentes culturais locais ao longo dos últimos anos”.

“Este importante feito é mais um compromisso eleitoral concretizado já que um dos objetivos assumidos com a população era reforçar a programação do Teatro-Cine enquanto ‘porta de entrada’ permanente da atividade cultural concelhia, potenciando a sua integração na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses”, adiantou.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.