Assinar
Porto de Mós

Tok’Andar: Circuito único a nível nacional caminha para a 20ª edição com 26 percursos

Está a começar a maior edição de sempre de Tok’Andar, que este ano vai percorrer 264 quilómetros em dez freguesias do concelho. São esperados mais de três mil participantes.

Caminhada Tok'Andar em Porto de Mós
O contacto com a natureza é um dos atrativos do circuito de caminhadas Foto: Telmo Lopes

Há quem queira acelerar e chegar primeiro, outros procuram fotografar todas as flores e atrações que encontram pelo caminho. As motivações são diversas e há duas décadas que fazem muitos rumar a Porto de Mós para participar no circuito de caminhadas Tok’andar.

O programa começou em 2004, com quatro percursos, promete agora, aos 20 anos, a maior edição de sempre: dentro ou fora do território do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, 26 circuitos inspirados em diversas temáticas (quatro dos quais noturnos) acontecem de 3 de março a 30 de junho, levando mais longe esta combinação de esforços entre município e 26 associações locais.

“É já um programa histórico de caminhadas. Penso que no país não há nenhum concelho que tenha devidamente organizadas 26 caminhadas com esta dimensão”, destaca o presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala.

Os participantes chegam de vários núcleos urbanos da região, mas também de Lisboa, por exemplo, nota o autarca, que espera da 20ª edição “um grande evento para o concelho”.

“É a maior edição de sempre. No ano passado tivemos 21, este ano temos 26, saíram três, entram oito. Temos aqui um salto muito significativo”, considera Jorge Vala.

Desde a primeira edição, mais de 25 mil pessoas caminharam no Tok’andar, que percorreu acima de 1.500 quilómetros. A inscrição é gratuita e inclui seguro de participação. Rota dos Veados é o primeiro percurso, na manhã do dia 3 de março, na Cabeça Veada, Mendiga.

Programa Tok'Andar 2024

Na maior edição de sempre de Tok’andar, há 26 caminhadas a descobrir nas dez freguesias do concelho. Ao todo serão palmilhados 264 quilómetros. O município conta atrair mais 3.250 participantes, para juntar aos mais de 25 mil contabilizados nos últimos 19 anos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.