Assinar
Desporto

União de Leiria sofre na primeira parte mas consegue reviravolta para vitória na segunda

Ayoungo, David Grilo (auto-golo), Pedro Empis e Rashaan foram os autores dos golos da União de Leiria, na vitória frente ao Belenenses (4-2).

A União de Leiria arrecadou, na primeira volta, uma vitória no Restelo, com uma mão cheia de golos, e os minutos iniciais do encontro da 22ª jornada, realizado esta tarde, em Leiria, pareciam ir no mesmo sentido.

Contudo, o Belenenses despertou na melhor oportunidade. A jogada atacante começa em Chapy que avança alguns metros no terreno, troca a bola com um companheiro de equipa. O remate é travado por um alívio da defesa e a bola fica rasteira junto ao defesa Vasco Oliveira, que não aliviou com prontidão e foi ultrapassado por Chapy que não desperdiçou e beneficiou do ressalto para inaugurar o marcador. Foi o primeiro golo do argentino na II Liga esta temporada.

Na resposta, a União de Leiria pressionou e beneficiou da marcação de uma grande penalidade, após falta de Ilori sobre Diogo Amado. Zie Ouattara foi chamado a converter, mas rematou à trave, adiando a igualdade no marcador.

Jordan Van der Gaag foi o autor de vários lances de maior perigo no primeiro tempo, mas nenhum chegou a ser concretizado. Aos 30 minutos, o médio recebeu a bola no meio campo, fintou o adversário com a bola a passar por um lado e ele por outro, ainda cruzou, mas Rochez estava mal enquadrado com a baliza e quando tocou na bola atirou ao lado.

Se o primeiro tempo não correu de forma favorável à União de Leiria, o arranque da segunda parte foi ainda mais desastroso. O Belenenses chegou ao 0-2, num contra-ataque em que Mica finalizou.

O jogo parecia estar a ficar adormecido, mas a entrada de Marcos Silva veio trazer outra energia. O jogador entendeu-se com Jordan que completava o corredor. A primeira tentativa não correu bem, mas na segunda, Marcos Silva viu o jogador a desmarcar-se e colocou a bola em profundidade. Van der Gaag cruzou, a bola passa por Rochez e Ayoung não perdoou e marcou o primeiro para os leirienses.

A União de Leiria parecia estar a precisar desta oportunidade para despertar e mudar a atitude em campo e a partir daí começou a ser mais evidente a superioridade leiriense, ocupando o meio-campo do Belenenses. Vasco Botelho da Costa apostou ainda em Jair, Valdir e Rashaan, com o objetivo claro de não deixar fugir pontos.

Contudo, não foi nenhum destes jogadores que marcou o golo do empate. O avançado Rashaan atacou, cruzou para o trio leiriense instalado na área do Belenenses – Jair, Rochez e Valdir  -, há alívio e a bola sobra para Vasco Oliveira que rematou direito à baliza. A bola bate no poste e nas costas de David Grilo, motivo pelo qual o golo é atribuído ao guarda-redes do Belenenses.

As bancadas começavam a ficar frenéticas e mais ficaram, aos 89 minutos, com o remate de Pedro Empis, que colocou, pela primeira vez, no encontro a União de Leiria em vantagem.

Os 4.863 adeptos presentes nas bancadas ainda tiveram oportunidade de celebrar mais um golo, com Rashaan a fazer um belo trabalho na pequena área ao tirar os adversários do caminho, procurar enquadramento e rematar no momento certo. O holandês, contratação de janeiro, estreou-se em campo e a marcar.

Com este resultado (4-2), a União de Leiria sobe, provisoriamente, à 12ª posição da classificação, com 27 pontos. Na próxima jornada, os leirienses vão a Tondela. O jogo está marcado para as 11 horas de dia 24.

Nota para um momento que marcou o início da partida: um minuto de silêncio em homenagem ao antigo presidente da União de Leiria (1972-1974), Manuel Varela Dias, que faleceu esta semana.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados