Assinar
Leiria

ACNUR sensibiliza alunos de Santa Catarina da Serra sobre refugiados

Iniciativa juntou 150 alunos do 8º ano de escolaridade, que esclareceram dúvidas e conversaram sobre o tema dos refugiados.

Perceber os motivos por que os migrantes saem dos seus países de origem e procuram acolhimento noutra região geográfica, que estatuto adquirem e que entidades apoiam estes movimentos migratórios foram alguns dos assuntos abordados na ação de sensibilização que a “Portugal com ACNUR” realizou, na passada segunda-feira, dia 18, para 150 alunos do 8º ano de escolaridade na Escola Básica de Santa Catarina da Serra.

Os conflitos armados, nomeadamente a guerra da Ucrânia, foi o motivo mais referido, pelos estudantes, para identificar a razão pela qual alguém foge do seu país, mas entre as causas da migração estão também perseguições, violência, crise climática e desastres naturais, como os ciclones que têm atingido o norte de Moçambique, explicou Joana Lopes, da Portugal com ACNUR, parceiro nacional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR/ ACNUR).

Os dados mais recentes do ACNUR são de junho de 2023 e indicam que existiam 36,4 milhões de refugiados em todo o mundo e Portugal acolhe cerca de 300 por ano.

“Esta ação tem como principal objetivo sensibilizar os alunos, do 1º ciclo até ao ensino superior, para situações de pessoas deslocadas, que todos os dias vemos nas notícias e explicar como é possível ajudar e angariar fundos para apoiar os programas de ajuda humanitária ACNUR” na defesa dos Direitos Humanos, referiu Joana Lopes.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.