Assinar
Leiria

Primavera chega com calor. Leiria com máxima de 30 graus esta sexta-feira

A primavera chegou esta madrugada e a nova estação instala-se com impacto, fazendo subir os termómetros e batendo recordes

Primavera chegou na madrugada desta quarta-feira Foto: Joaquim Dâmaso

Se as previsões se concretizarem, Leiria vai viver no final desta semana, os dias mais quentes registados em março da última década. A primavera chegou esta madrugada e a nova estação instala-se com impacto, fazendo subir os termómetros e batendo recordes.

Com a previsão de 30 graus de temperatura máxima para a próxima sexta-feira, Leiria será, a par com Setúbal e Braga, a capital de distrito mais quente nesse dia, batendo os recordes de calor em março de, pelo menos, a última década.

O REGIÃO DE LEIRIA analisou os boletins climáticos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e constata que em março, em Leiria, desde 2014 – altura em que, nos relatórios, passaram a constar os dados de Leiria – nunca os termómetros tinham atingido os 30 graus. Tudo indica que essa marca será agora atingida.  

De facto, o primeiro fim de semana de primavera será marcado com temperaturas máximas que mais se assemelham ao verão, com Leiria a chegar aos 30 graus na sexta, aos 29 no sábado e aos 25 no domingo.

Em concreto, a previsão aponta para períodos de nebulosidade por nuvens altas, e poeiras em suspensão. De facto, uma nuvem de poeira do Saara e ar quente de África juntam forças nestes dias, fazendo aumentar de forma significativa as temperaturas máximas. Não obstante, as mínimas continuam pouco convidativas, rondando os 9 ou 10 graus.

Para sábado, pelo menos para a zona sul do continente, existe a possibilidade de ocorrência de alguns aguaceiros, acompanhados de trovoada, pelo que não será de excluir a possibilidade de alguma “chuva de lama”, resultado da existência das referidas poeiras na atmosfera.

No entanto, o ar estival que a primavera inaugura nestes dias, será sol de relativa pouca dura. De facto, no arranque da próxima semana é esperada uma significativa descida das temperaturas máximas, para valores abaixo dos 20 graus, bem como o regresso da precipitação, deixando antever uma páscoa mais fresca e húmida.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.