Assinar


Cultura Exclusivo

m|i|mo. Sofia Carreira: “Se se reduz a programação, andamos para trás no tempo”

Coordenadora do Museu da Imagem em Movimento nos últimos sete anos, Sofia Carreira foi eleita deputada nas listas da AD e deixa lugar em aberto. “O meu sonho é o município continuar a afirmar o museu a nível nacional“. Câmara de Leiria procura solução interna para o cargo.

Sofia Carreira (segunda a contar da direita) na inauguração da exposição “Chocalhadas”, que o fotógrafo Rui Miguel Pedrosa apresentou no m|i|mo em 2022. A programação regular de exposições de fotografia, sobretudo de autores locais, foi uma das alterações que o museu conheceu nos últimos anos. “A grande maioria dos fotógrafos da cidade - e temos muitos e com muita qualidade - nunca tinham exposto no mimo nem trabalhado com o museu”, salienta a até aqui coordenadora. As funções de coordenação são atualmente asseguradas por Catarina Carvalho (à direita), chefe de divisão da Ação Cultural, Museus e Turismo do município Foto: Fernando Rodrigues

Quando assumiu a coordenação do m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, há sete anos, a técnica superior encontrou “uma série de fragilidades”. A principal: “Conseguir motivar a equipa para ter o apoio deles para projetos mais ambiciosos. Foi um desafio muito, muito grande”, recorda Sofia Carreira, de partida para um novo projeto: representar o círculo de Leiria entre os eleitos do PSD na Assembleia da República. Na hora da saída, Sofia Carreira leva “o museu no coração”, mas também memória das dificuldades ultrapassadas e um desejo para o futuro do m|i|mo. Porque “não fazia sentido não haver condições para que quer o cinema quer a fotografia fossem o real motor da programação”, procurou soluções. Com parcerias externas, criaram-se condições para resolver uma lacuna de sempre no museu:

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados