Assinar
Leiria

O trânsito vai mudar em Leiria. Saiba o que vai acontecer a partir de segunda-feira

Nas próximas três semanas são vários os condicionalismos de trânsito que vão existir em algumas das principais artérias da cidade. Saiba quais são os caminhos alternativos.

Rua D. José Alves Correia da Silva estará condicionada de 8 a 12 de abril Foto: Joaquim Dâmaso

Pegue no mapa e procure uma alternativa. Este é o melhor conselho para quem necessitar de se deslocar até à cidade de Leiria, nas próximas semanas, para a zona do Bairro dos Capuchos, Câmara Municipal, Tribunal Judicial, Segurança Social ou qualquer outro edifício ou serviço existente até à rotunda da Cruz d’Areia.

A partir de segunda-feira, dia 25 de março, e até dia 12 de abril, aproveitando as férias escolares da Páscoa, o município de Leiria vai iniciar obras de pavimentação, de forma faseada, o que vai obrigar a cortes e condicionalismos de trânsito.

Os trabalhos serão realizados entre as 9 e as 18 horas dos dias úteis, para minimizar o impacto na circulação rodoviária durante as horas de maior fluxo de tráfego, e o município apela a que os automobilistas adotem percursos alternativos.

A obra vai decorrer por três etapas, cada uma correspondendo a uma semana.

1ª etapa – rua dos Mártires

Na primeira semana, de 25 a 28 de março, o troço abrangido está compreendido entre rua dos Mártires e o cruzamento do largo da República (junto à Câmara).

Os moradores no bairro dos Capuchos terão de usar a rua Miguel Franco – rua do Hospital Militar para entrar e sair da urbanização.

Já quem subir a rua Machado Santos estará impossibilitado de virar à direita para a zona intervencionada no dia 25, com o trânsito será desviado para a rua dr. João Soares, A19 e avenida Papa Francisco. O mesmo acontecerá para quem aceder pela rua do Município ou a avenida Papa Francisco e terá que inverter o sentido e utilizar a rua Dr. João Soares para aceder a esta zona da cidade. Nos dias 26 e 27, o trânsito estará proibido na rua Machado Santos, na rua Dr. João Soares (após a rotunda das escolas), rua do Município (a partir da rotunda da av. Marquês de Pombal). As alternativas passam pela avenida Marquês de Pombal e pela A19.

No cruzamento do município e na rotunda Papa Francisco, haverá policiamento a proibir a passagem para a rua dos Mártires.

No dia 28, o trânsito manter-se-à condicionado.

2ª etapa – rua do Município (entre largo da República e avenida Marquês de Pombal)

Nesta zona, as obras vão acontecer entre os dias 1 e 5 de abril, com trabalhos de fresagem e pavimentação.

O trânsito no sentido rotunda da av. Marquês de Pombal – rua do Município será desviado para a avenida Marquês de Pombal ou para a rua D. José Alves Correia da Silva. Já no largo da República, o trânsito será encaminhado para a rua Dr. João Soares e para a avenida da Comunidade Europeia.

3ª etapa – rua D. José Alves Correia da Silva (entre rotunda av. Marques de Pombal e a rotunda da Cruz d’Areia)

As aulas retomam no dia 8 de abril, mas durante esta semana, as obras continuam para uma terceira fase, na rua D. José Alves Correia da Silva.

Nos dias 8 e 9 de abril, o trânsito estará proibido nesta via e será encaminhado, nos dois sentidos para a avenida Marquês de Pombal e rua Francisco Pereira da Silva. A rua general Norton de Matos poderá ser alternativa para acesso à avenida da Comunidade Europeia.

A 10, 11 e 12 de abril, entra em trabalho a última fase da obra, com a fresagem e pavimentação da rua D. José Alves Correia da Silva, entre o cruzamento da rua Francisco Pereira da Silva e a rotunda da Cruz d’Areia.

No dia 10, todo o trânsito que aceda à rotunda será desviado para a avenida da Comunidade Europeia. Já o trânsito proveniente da rua D. José Alves Correia da Silva seguirá por desvios para a rua Francisco Pereira da Silva, avenida Marquês de Pombal e avenida da Comunidade Europeia.

A 11 e 12 de abril, o trânsito circulará de forma alternada, com policialmento.

Estas obras vão abranger uma área superior a 10 mil m2, e o município apela a que sejam adotados
percursos alternativos, evitando constrangimentos. A intervenção prevê o saneamento de solos (eliminação de depressões/sobrelevação do piso), a substituição da camada de desgaste (melhoria das condições do piso), o reforço das marcações rodoviárias e sinalização vertical e a implementação de medidas de acalmia de tráfego.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados