Assinar
Sociedade

Leiria pedala domingo por uma cidade mais amiga das crianças

O movimento Kidical Mass chega a Leiria e propõe uma marcha de 5 km pela cidade, por “uma Leiria mais saudável, segura e amiga dos modos suaves de deslocação”.

Quem todos os dias enfrenta as horas de ponta em Leiria sabe que a cidade está cada vez mais cheia de carros, filas, poluição – e frustração. Mas há quem não se conforme: domingo, dia 24, Leiria recebe pela primeira vez uma ação do movimento de cidadãos Kidical Mass (Massa Crítica de Crianças), cujo mote é “Espaço para a próxima geração”.

Pelo futuro de todos, especialmente dos mais novos, e por uma Leiria mais saudável, segura e amiga dos modos suaves de deslocação, para este domingo, em frente ao Mercado Municipal, está marcada uma concentração, que depois parte para um percurso de 5 km de bicicleta (ou outro meio de transporte suave), aberto a todos.

Segundo a organização, a ação do Kidical Mass pretende dar visibilidade à necessidade e vontade das crianças e adultos usarem modos ativos nas suas deslocações diárias (bicicleta, caminhar, patins, skate, etc), exigindo a melhoria da infraestrutura ciclável e a pacificação das ruas, principalmente nas envolventes escolares.

Para isso, este domingo, dia 24, o Kidical Mass convida crianças e adultos a juntarem-se à marcha, em terreno plano e facilmente ciclável, para reivindicar “um concelho acessível para todos, mais amigo do ambiente e mais potenciador da saúde e bem-estar de todos”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados