Assinar
Mercado

Politécnico de Leiria vence desafio Accelerate Challenge 24

Estudantes foram premiados com uma viagem às instalações do Grupo Siemens, na Europa, e um estágio profissional remunerado de um ano na Siemens Portugal.

A equipa chama-se Brisas do Lis, mas o concurso não era de doçaria. Bem pelo contrário. A equipa do mestrado em Engenharia Eletrotécnica, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Politécnico de Leiria, venceu o desafio Accelerate Challenge 24, promovido pela Siemens Portugal.

O Accelerate Challenge 24 consistia na criação de um “projeto de uma infraestrutura de energia elétrica”, utilizando todas as capacidades da aplicação SIMARIS (Design e Projeto), bem como de outras ferramentas de dimensionamento de redes elétricas da Siemens, que foram disponibilizadas para esse efeito.

A equipa Brisas do Lis, orientada pelo professor Pedro Marques, foi a vencedora do desafio Accelerate Challenge 24, e foi premiada com uma viagem às instalações do Grupo Siemens, na Europa, e um estágio profissional remunerado de um ano na Siemens Portugal, para cada membro da equipa.

A edição deste ano do Accelerate Challenge “teve como mote a transição energética que, para se tornar uma realidade, implica soluções sustentáveis que permitam acelerar as diferentes jornadas de descarbonização em curso”, explica o Politécnico em comunicado.

A Siemens, através da Smart Infrastructure, disponibiliza várias dessas soluções ao mercado, que permitem interligar e gerir todos os ativos de consumo e produção de energia, bem como os sistemas de carregamento para veículos elétricos, maximizando o seu valor e gerando novas oportunidades de negócio.

“Este tipo de desafios são de grande importância para o desenvolvimento de competências na área das instalações elétricas, pois sem as mesmas estarem devidamente dimensionadas, não será possível uma transição energética sustentada”, explicou o professor Pedro Marques.

O Accelerate Challenge 24 dividiu-se em dois momentos: uma fase de execução e resolução do desafio, realizada entre janeiro e março de 2024; e uma apresentação final, decorrida no passado dia 18 de março, na sede da Siemens, em Alfragide.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.